Pesquisa da UFU recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2021

Trabalho de Química aborda o desenvolvimento de dispositivos analíticos baseados em papel

Publicado em 03/09/2021 às 18:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Lauro Pradela foi orientado pela professora Regina Takeuchi e concluiu o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química em 2020. (Foto: Arquivo pessoal)

Nesta sexta (3/9), foram divulgados os resultados do Prêmio Capes de Tese 2021. Entre os indicados à menção honrosa, está a pesquisa de Lauro Pradela, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (PPGQUI/UFU). Ele foi orientado pelo professora Regina Takeuchi.

A tese da área de Química, intitulada “Desenvolvimento de dispositivos analíticos baseados em papel usando materiais de custo baixo”, trata sobre o desenvolvimento de sensores eletroquímicos para a determinação de espécies de relevância ambiental, alimentícia e biológica. Os sensores foram feitos de materiais alternativos e descartáveis, enquanto o sistema microfluídico foi produzido tendo papel como substrato.

O pesquisador explica que os dispositivos foram produzidos em tamanhos miniaturizados, fator que colabora com o desenvolvimento de plataformas portáteis para aplicação em campo. “A ideia consiste em desenvolver dispositivos analíticos baratos e de fácil uso para que possam auxiliar em tomadas de decisões rápidas, uma vez que as análises realizadas em laboratórios podem levar muito tempo para a entrega de um resultado quando considerado a coleta, transporte e análises das amostras”, completa.

Já na 16ª edição, a premiação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) analisou teses de doutorados defendidas em 2020, no Brasil. Foram selecionados 49 trabalhos, um de cada área de avaliação reconhecida pela fundação, e 92 pesquisas foram indicadas à menção honrosa.

De acordo com a Capes, o processo seletivo considerou a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país, a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto.

Pradela comenta que é uma grande satisfação receber a menção honrosa pelo Prêmio Capes. “Acredito que esse reconhecimento servirá como incentivo para outros pesquisadores, uma vez que mostra a valorização de todo esforço e dedicação durante a realização do meu trabalho. Além da oportunidade de representar a UFU, o fato de receber a menção honrosa mostra, ainda mais, a importância da pesquisa desenvolvida no país e das instituições públicas de pesquisa”, afirma.

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o pesquisador continuará desenvolvendo pesquisas na mesma linha, cursando pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

Palavras-chave: Prêmio Capes tese Química Papel menção honrosa