Pesquisadores da UFU descobrem duas novas plantas no cerrado

Pertencentes ao gênero Microlicia, as espécies foram encontradas em Minas Gerais e Goiás

Publicado em 15/09/2021 às 17:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

A Microlicia johnwurdackiana é uma das espécies descobertas por pesquisadores da UFU. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (Inbio/UFU) descobriram duas novas espécies de plantas do gênero Microlicia. O estudo foi publicado, no dia 13 de setembro, na revista internacional PhytoKeys.

Nomeadas como Microlicia deflexa e Microlicia johnwurdackiana, as plantas foram encontradas em Minas Gerais e Goiás. A primeira foi achada no Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia (MG), no Santuário do Caraça de Catas Altas (MG) e na Serra dos Pireneus (GO). Já a outra espécie foi encontrada apenas nos municípios de Uberlândia e Uberaba (MG).

O nome Microlicia deflexa foi dado em razão das sépalas deflexas nas flores e frutos imaturos, ou seja, viradas abruptamente para baixo. O outro, Microlicia johnwurdackiana, foi uma homenagem ao botânico americano John Wurdack, que estudou a família à qual as espécies descobertas pertencem, a Melastomataceae.

“Há 25 anos, quando iniciei meus estudos com esta família de plantas, ele gentilmente me recebeu no Instituto Smithsonian, em Washington, por um período de três meses me ensinando muito sobre esta família”, conta Rosana Romero, autora do artigo ao lado de Rodrigo Valentim.

A Microlicia deflexa recebeu o nome por ter sépalas viradas abruptamente para baixo. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

A professora do Instituto de Biologia da UFU afirma que o gênero Microlicia é bastante expressivo na flora de Minas Gerais, contando com 134 espécies diferentes conhecidas atualmente no estado e um total de 300 distribuídas no país.

De acordo com Romero, as espécies desse gênero são geralmente caracterizadas por “flores solitárias ou em dicásio, reduzidas a uma flor, com cinco a seis ocasionalmente nove pétalas, ovário súpero ou semi-ínfero com três a seis lóculos e cápsulas que se abrem por uma fenda longitudinal do ápice para a base ou da base para o ápice”.

Ao estudar as coleções feitas na região, os pesquisadores verificaram que as plantas estudadas não se enquadravam em nenhuma das espécies do gênero. “Foi um trabalho árduo e demorado, pois envolveu muita pesquisa bibliográfica e consultas a diferentes herbários para se ter certeza de que as plantas que estávamos trabalhando ainda não haviam sido nomeadas", explica.

A pesquisa contou com apoio financeiro da UFU, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e também do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para conferir mais informações sobre a pesquisa, acesse o vídeo produzido pelos pesquisadores.

A Microlicia deflexa foi encontrada tanto em Minas Gerais quanto em Goiás. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

Descoberta em Minas Gerais, a Microlicia johnwurdackiana foi nomeada em homenagem a um pesquisador estadunidense.(Foto: Arquivo dos pesquisadores)

Palavras-chave: Biologia pesquisa descoberta planta cerrado