20/09/2021 - 08:35 - Atualizado em 20/09/2021 - 12:01
Projeto da UFU realiza arrecadação de alimentos e itens de higiene para população LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social e econômica
Deve-se agendar previamente, via WhatsApp, a entrega dos produtos no Esajup, localizado no Campus Santa Mônica da UFU; as pessoas que fazem parte da comunidade podem solicitar o recebimento da cesta
Matheus Minuncio

Desde 2018, o projeto ‘Somos’ promove orientação para a população LGBTQIAP+ de Uberlândia; atualmente, a equipe é composta por sete advogados voluntários, quatro estagiários na parte de assessoria jurídica, um psicólogo e 10 extensionistas na parte de projetos. (Arte: Somos/Divulgação)

O “Somos” é um projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ligado ao Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), que oferece assessoria jurídica gratuita para a população LGBTQIAP+ - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais/Transgêneros/Travestis, Queers/Questionandos, Intersexos, Assexuais/Arromânticas/Agêneros, Pansexuais/Polisexuais e outras designações representadas pelo sinal “+” – que está em situação de vulnerabilidade social e econômica. Como continuidade dos seus trabalhos, a equipe do projeto realiza a doação de cestas básicas - com alimentos e itens de higiene -, que serão arrecadadas e entregues até meados de dezembro deste ano.

Para realizar a doação, é preciso agendar previamente a entrega dos produtos no Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup/UFU), localizado no Bloco 5V do Campus Santa Mônica. As pessoas interessadas podem entrar em contato no WhatsApp (34) 3291-6356, sendo possível, também, realizar a doação em dinheiro. Além da comunidade acadêmica, o projeto convida empresas para realizarem sua contribuição, em troca de um espaço de divulgação nas redes sociais do projeto. Até o momento, foram arrecadadas cinco cestas básicas, alguns itens avulsos e valores em dinheiro.

A arrecadação prioriza os alimentos não-perecíveis, devido ao maior prazo de validade. (Arte: Somos/Divulgação)

Camila Barbosa de Paiva, que faz parte da coordenação do “Somos” e também é advogada voluntária, comenta que a iniciativa surgiu a partir do conhecimento de que outros projetos semelhantes tiveram queda no número de doações recebidas e, também, com o fato de a pandemia ter afetado o trabalho e a renda de muitas pessoas. “É a primeira vez que realizamos esse tipo de ação e esperamos poder repeti-la no próximo ano. Trata-se de uma ação planejada para ser permanente, para que possamos sempre ter como ajudar quem necessita”, explica.

Como a iniciativa é voltada para a comunidade LGBTQIAP+ e a lista de recebimento das cestas não está fechada, as pessoas que fazem parte dessa população e estão em situação de vulnerabilidade podem solicitar o benefício. O pedido será avaliado pelo serviço social do Esajup, mediante ao envio de um e-mail - com nome completo, dados telefônicos, endereço e declaração de pertencimento à comunidade e necessidade do recebimento da doação - para projetosomos.ufu@gmail.com. É possível acompanhar as iniciativas do projeto “Somos” em seu perfil no Instagram