Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

23/09/2021 - 14:31 - Atualizado em 24/09/2021 - 11:52
Projeto utiliza redes sociais para orientar e informar sobre a guarda responsável de pets
Conduzida por alunos de Medicina Veterinária da UFU, iniciativa coloca em prática o conhecimento técnico adquirido ao longo do curso
Por: 
Josias Ribeiro

Sob liderança e coordenação da professora Carolina Franchi João, estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promovem, via redes sociais, o projeto de extensão “Guarda Responsável UFU”, que leva informações para toda a população a respeito das melhores formas de cuidar dos pets.

Arte: Divulgação

Franchi comenta sobre a necessidade e motivação para a criação do projeto: “Sempre tive a ideia de um programa de informações para a população, inclusive existia um projeto na instituição onde trabalhava antes, que realizava palestras sobre guarda responsável e zoonoses em escolas do Ensino Fundamental e Centros de Referência Social. Com a pandemia e o grande uso das redes sociais, surgiu a ideia de um projeto de extensão on-line, possibilitando levar estas informação aos tutores, de maneira remota.”

Sem apoio de órgãos em sua divulgação, atualmente o projeto é totalmente produzido e difundido pelos alunos do curso. A princípio, o “Guarda Responsável UFU” é produzido e tem como principais plataformas o Instagram e o Facebook. Como descrito por eles próprios, “de uma forma simples, os alunos aprendem a passar as informações técnicas que recebem na universidade para a população em geral”.

Criado com a premissa de levar aos tutores de cães e gatos conhecimento e conscientização sobre os cuidados necessários para guarda de forma responsável do pet, o projeto apresenta, por meio de postagens informativas e vídeos curtos, uma linguagem acessível que possibilita atingir o maior número possível de pessoas.

Como os perfis estão abertos para o recebimento de dúvidas de toda a comunidade, o projeto não se vê preso apenas às mídias digitais. “Com o final da pandemia, pretendemos expandir as ações para além da internet, com breves palestras e cartazes explicativos para os tutores atendidos no Hospital Veterinário da UFU, além de iniciarmos palestras em escolas e locais públicos da cidade. Com a curricularização da extensão na Faculdade de Medicina Veterinária, pretendemos que este projeto faça parte da formação de todos os alunos do nosso curso", afirma a coordenadora. 

Colaborando com a disseminação de conteúdos importantes e necessários, o projeto “Guarda Responsável UFU” busca oferecer uma nova forma de relação e cuidado, cujo pilar principal é a informação e conscientização. Desta forma, além de colocarem em prática o conhecimento adquirido, os futuros médicos veterinários colaboram fazendo a diferença na sociedade.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal