Assembleia

Retorno das aulas práticas presenciais nos cursos de graduação será decidido pela instância máxima da UFU

Encaminhamento da matéria ao Conselho Universitário (Consun) foi dado pelo Conselho de Graduação (Congrad); assembleia ocorre na tarde desta segunda-feira (20/09), com transmissão pelo canal da UFU no YouTube

Publicado em 17/09/2021 às 18:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Reunião do Congrad foi dirigida pela equipe de gestão da UFU, no prédio da Reitoria. (Foto: Alexandre Costa)

Um dos assuntos mais importantes da pauta da reunião desta sexta-feira (17/09), realizada pelo Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU), foi encaminhado para decisão do Conselho Universitário (Consun). O item 3.3 tratava a liberação da oferta presencial dos componentes curriculares práticos, a partir de novembro de 2021, e dos componentes teóricos e teóricos-práticos, a partir de janeiro de 2022.

Coordenadora da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) e relatora do processo, a professora Núbia dos Santos Saad chegou a apresentar parecer favorável às demandas que solicitavam autorização da realização de aulas práticas presenciais, a partir de novembro, dos componentes curriculares integralmente práticos que não foram ofertados no formato remoto e aos componentes curriculares integralmente práticos e teóricos práticos, desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pelo Protocolo de Biossegurança da UFU. Quanto aos componentes curriculares integralmente teóricos, a relatora apresentou parecer favorável para que sejam ofertados  no formato remoto em novembro, e no formato híbrido ou presencial, a partir de 5 de janeiro de 2022.

No parecer, Saad destacou aspectos como:  represamento de estudantes em disciplinas totalmente práticas, estruturação dos Protocolos Internos de Biossegurança (PIBs) e do Comitê de Monitoramento à Covid-19, além da redução no índice de pandemia e do avanço da cobertura vacinal.

Antes da sondagem, no entanto, o conselheiro Fernando Oliveira, representante técnico administrativo no Congrad, fez encaminhamento sugerindo que o assunto fosse levado ao Conselho Universitário (Consun). “Entendo que é o local mais democrático para essa apreciação, devido ao escopo da matéria. Talvez seja a decisão mais importante que a UFU tenha tomado até hoje", destacou.

O encaminhamento do conselheiro foi aprovado por 49 votos favoráveis, 35 contrários e seis abstenções. Desta forma, a matéria será levada a uma assembleia extraordinária do Consun, que ocorrerá já na próxima segunda-feira (20/09). A reunião terá transmissão ao vivo no YouTube, via Canal da UFU, a partir das 14 horas.

Novidades em Administração

Antepenúltimo item da pauta do Congrad nesta sexta-feira, o item 3.10 foi aprovado pelos conselheiros e promove mudanças no Projeto Pedagógico do Curso de  Graduação em Administração, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen). Relatado pela professora Jussara Goulart, o projeto incluiu 10% de atividades extensionistas e a duração do curso, que era de cinco anos, foi reduzida para quatro anos.

Palavras-chave: Congrad Consun aulas práticas presenciais graduação UFU