17/09/2021 - 18:13 - Atualizado em 20/09/2021 - 20:58
Retorno das aulas práticas presenciais nos cursos de graduação será decidido pela instância máxima da UFU
Encaminhamento da matéria ao Conselho Universitário (Consun) foi dado pelo Conselho de Graduação (Congrad); assembleia ocorre na tarde desta segunda-feira (20/09), com transmissão pelo canal da UFU no YouTube
Eliane Moreira

Reunião do Congrad foi dirigida pela equipe de gestão da UFU, no prédio da Reitoria. (Foto: Alexandre Costa)

Um dos assuntos mais importantes da pauta da reunião desta sexta-feira (17/09), realizada pelo Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU), foi encaminhado para decisão do Conselho Universitário (Consun). O item 3.3 tratava a liberação da oferta presencial dos componentes curriculares práticos, a partir de novembro de 2021, e dos componentes teóricos e teóricos-práticos, a partir de janeiro de 2022.

Coordenadora da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) e relatora do processo, a professora Núbia dos Santos Saad chegou a apresentar parecer favorável às demandas que solicitavam autorização da realização de aulas práticas presenciais, a partir de novembro, dos componentes curriculares integralmente práticos que não foram ofertados no formato remoto e aos componentes curriculares integralmente práticos e teóricos práticos, desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pelo Protocolo de Biossegurança da UFU. Quanto aos componentes curriculares integralmente teóricos, a relatora apresentou parecer favorável para que sejam ofertados  no formato remoto em novembro, e no formato híbrido ou presencial, a partir de 5 de janeiro de 2022.

No parecer, Saad destacou aspectos como:  represamento de estudantes em disciplinas totalmente práticas, estruturação dos Protocolos Internos de Biossegurança (PIBs) e do Comitê de Monitoramento à Covid-19, além da redução no índice de pandemia e do avanço da cobertura vacinal.

Antes da sondagem, no entanto, o conselheiro Fernando Oliveira, representante técnico administrativo no Congrad, fez encaminhamento sugerindo que o assunto fosse levado ao Conselho Universitário (Consun). “Entendo que é o local mais democrático para essa apreciação, devido ao escopo da matéria. Talvez seja a decisão mais importante que a UFU tenha tomado até hoje", destacou.

O encaminhamento do conselheiro foi aprovado por 49 votos favoráveis, 35 contrários e seis abstenções. Desta forma, a matéria será levada a uma assembleia extraordinária do Consun, que ocorrerá já na próxima segunda-feira (20/09). A reunião terá transmissão ao vivo no YouTube, via Canal da UFU, a partir das 14 horas.

Novidades em Administração

Antepenúltimo item da pauta do Congrad nesta sexta-feira, o item 3.10 foi aprovado pelos conselheiros e promove mudanças no Projeto Pedagógico do Curso de  Graduação em Administração, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen). Relatado pela professora Jussara Goulart, o projeto incluiu 10% de atividades extensionistas e a duração do curso, que era de cinco anos, foi reduzida para quatro anos.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.