UFU reforça parceria com governo estadual

Universidade apresentou projetos na área da educação básica, tecnológica e superior

Publicado em 01/09/2021 às 16:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Attiê, Steffen (centro) e Carvalho se reuniram em Belo Horizonte (foto: divulgação)

No mês de agosto, o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Henrique de Carvalho, se reuniram com Felipe Attiê, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais – e com outros integrantes do governo mineiro –, em Belo Horizonte. O objetivo da reunião foi colocar a UFU à disposição do Governo do Estado, no âmbito de suas várias competências, bem como tratar de possíveis parcerias, com projetos de interesses sociais. O subsecretário, que é ex-aluno da UFU, visitou, por sua vez, o campus da universidade em Ituiutaba recentemente.

Os projetos elaborados pela UFU são amplos, incluindo infraestrutura para a educação (básica, tecnológica e superior). “O que nós estamos tentando apresentar para o Governo de Minas são projetos que estejam relacionados à área de educação e que sejam institucionais. Não é um projeto apenas para beneficiar uma área. A gente tentou projetos mais globais que busquem responder às necessidades da universidade como um todo, inclusive dos campi fora de sede”, afirma Valder Steffen Júnior, reitor da UFU.

“Na conversa que a gente teve com o secretário Mateus Simões [secretário-geral do governo estadual] foi ressaltado que o governo de Minas reconhece o esforço que foi feito pelas universidades durante a pandemia, inclusive pelos hospitais universitários e que, em contrapartida, ele quer auxiliar as universidades de alguma maneira no momento em que elas estão com dificuldades orçamentária”, conta Steffen.

O reitor destaca, ainda, o atual interesse do governo de Minas com as universidades federais: “O nosso relacionamento mais comum, para as universidades, em Minas Gerais, era com projetos através da Fapemig [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais] ou com a Secretaria Estadual de Saúde na questão hospitalar. Mas assim, uma ação do governo, voltada para educação com as universidades, é uma coisa nova. Então, nós estamos observando e desejosos de que tudo corra bem e que a gente consiga algum financiamento”.

Palavras-chave: Reunião Governo Estadual projetos Parceria