Condir aprova duas novas resoluções e criação de comissão

Saiba quais matérias foram debatidas e votadas na última reunião do Conselho Diretor de Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 09/10/2021 às 11:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Realizada na tarde da última sexta-feira (08/10), a 7ª reunião do Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia (Condir/UFU) no ano de 2021 foi iniciada com um minuto de silêncio, solicitado por ocasião da chegada à marca de 600 mil mortes provocadas pela covid-19 no Brasil. Na sequência, o reitor Valder Steffen deu as boas-vindas aos quatro novos membros do conselho: Jimi Naoki Nakajima (Instituto de Biologia), Marco Antônio Cornacioni Sávio (Instituto de Ciências Humanas do Pontal), Marcos Vinícius Teixeira Martins (representante discente) e Vitor Koiti Miyazaki (assessor administrativo da Reitoria no Campus Pontal).

Após a aprovação da ata da 6ª reunião do ano de 2021 e as comunicações, entrou em apreciação o primeiro item da pauta, a Resolução Condir nº 9, de 30 de agosto de 2021, que “revoga resoluções do Conselho Diretor em atendimento ao Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019”, editada ad referendum pelo presidente do Condir. Coube à secretária executiva da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Tainah Freitas Rosa, a tarefa de explicar que foram levantadas 44 resoluções expedidas desde o ano de 1985 e consideradas como sem efeito atualmente. A revogação foi aprovada por um total de 27 votos, contra nenhum contrário. Houve duas abstenções.

O segundo item da pauta foi o mais polêmico da assembleia, motivando a maior quantidade de participações para ajustes e adequações no texto da minuta da nova resolução. Relatado pelo professor Ricardo Amâncio Malagoni, da Faculdade de Engenharia Química (Fequi), o Processo nº 23117.039276/2018-11 dispôs sobre mudanças na Resolução nº 08/2019, do Conselho Diretor, que "Regulamenta o processo de provimento de vagas docentes, por meio de remoção, concurso público ou redistribuição, no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia".

Após a apresentação do parecer de Malagoni, os debates e a realização das modificações solicitadas por alguns conselheiros, o texto obteve 28 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção – confira aqui a Resolução Condir nº 10, de 13 de outubro de 2021.

Registro da apresentação do relatório pelo professor Ricardo Malagoni. (Imagem: Reprodução/Cisco Webex Meettings)

Nova comissão

O último item de pauta da reunião atendeu a uma solicitação do professor Sérgio Ferreira de Paula Silva, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt). “O pedido foi realizado a partir do entendimento dos colegas do conselho da nossa Unidade Acadêmica. A questão da avaliação dos professores pelos estudantes é algo que já ocorre durante a fase de estágio probatório e também para a obtenção de progressões ao longo da carreira. Entendemos que o instrumento atual precisa ser revisado. Daí a importância da constituição de uma comissão para elaboração da política institucional de avaliação contínua do desempenho dos docentes por parte dos discentes da UFU”, argumentou.

Sem nenhuma manifestação contrária à proposta, passou-se à fase do levantamento de nomes para a composição desta nova comissão. Deliberou-se pela participação de um estudante e de um representante da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), bem como de outros oito membros, cada um oriundo de Unidade Acadêmica vinculada a uma das grandes áreas do conhecimento – Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. Após a definição de todos os componentes da comissão, houve a votação, com aprovação por unanimidade.

Palavras-chave: Reunião assembléia Conselho Diretor Condir UFU resoluções comissão