Mês da Igualdade

´Contra o racismo e pelo respeito às culturas de matrizes africanas` é tema do Mês da Igualdade na UFU

Programação continua na noite desta quarta-feira (24/11), com transmissão ao vivo pelo YouTube e pela TV Universitária

Publicado em 26/10/2021 às 12:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Durante todo o mês de novembro, os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão receber diversas ações com o objetivo discutir as questões ligadas à promoção de igualdade racial e relações étnico-raciais e, principalmente, sobre o combate ao racismo na sociedade e no ambiente universitário. A campanha tem o tema “Mês da Igualdade: contra o racismo e pelo respeito às culturas de matrizes africanas" e é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae).

De acordo com a coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché – vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) – e também da Dipae, Ivete Batista da Silva Almeida, “em uma época de grandes transformações da sociedade, considera-se de suma importância o debate sobre as questões de raça, etnia, igualdade racial, relações étnico-raciais, racismo estrutural, dentre outras temáticas ligadas à nossa diversidade e pluralidade de nossa sociedade”.

Ainda conforme a coordenadora, o debate com a comunidade “traz à tona a necessidade de sensibilização quanto a essas temáticas e permite direcionar ações afirmativas em relação ao público negro da UFU”.

A programação é realizada pela Proae, por meio da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional, e em parceria com a Diretoria de Cultura (Dicult/Proexc), Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro), Instituto de Filosofia (Ifilo), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (Neab-UFU) e o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché.

Para participar, acompanhe as informações pela página da Proae e assista à programação, que será transmitida via YouTube e em três páginas: Canal da UFU, Canal da Proae, e pelo Canal da Dicult.

Mesa de abertura

Visando a confirmar o desejo de debater e agir contra o racismo, a Comissão Organizadora do Mês da Igualdade realizou a mesa de abertura da programação, na noite de 5 de novembro, sexta-feira. Para debater o tema "Racismo e Direitos: Lutas e Horizontes em meio à Pandemia e ao Negacionismo", marcaram presença a vereadora da Câmara de Uberlândia Dandara Tonantzin e o historiador, professor e representante da OAB Uberlândia Flavio Muniz. A mediação ficou a cargo da professora Ivete Almeida.

O evento também teve as participações do reitor da UFU, professor Valder Steffen Jr; do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Helder Eterno da Silveira; da pró-reitora de Assistência Estudantil, técnica administrativa Elaine Saraiva Calderari; e da diretora de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil, técnica administrativa Allyne Ribeiro Felix.

Bate-papo especial

No dia 24 de novembro, quarta-feira, a programação segue com participação especial do músico Jack Will, convidado para falar sobre o tema "Música, ancestralidade, influências, artistas negros que construíram a música, jazz e outros temas".

Willian Nunes Borges, o "Jack Will", possui mais de 10 anos de carreira. Grande referência cultural em Uberlândia, trabalha como percussionista e baterista e é egresso do Instituto de Artes (Iarte/UFU). Tornou-se conhecido no meio musical da cidade e do Brasil, além de ter realizado viagens para o exterior, tocando diferentes estilos musicais com artistas variados, desde o sertanejo de raiz, passando pela MPB, o rock, até a música erudita. A live começa às 20 horas e também contará com transmissão em sinal aberto de televisão, via TV Universitária de Uberlândia - Canal 4.1.

Serviço:

Palavras-chave: mês da igualdade contra o racismo respeito às culturas matrizes africana Neab dicult Proae PROEXC UFUs