Planejamento

II Simpósio da Assistência Estudantil da UFU promove mais três encontros neste mês

Iniciativa debate novas ações voltadas para auxiliar a permanência de estudantes no Ensino Superior até a conclusão efetiva dos seus cursos de graduação. Últimas lives ocorrem nestas terça e quarta-feiras, 19 e 20, e no dia 27 de outubro

Publicado em 19/10/2021 às 06:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia promove (Proae/UFU) está realizando, desde o início deste mês, a segunda edição do Simpósio da Assistência Estudantil. Buscando se consolidar como um espaço privilegiado de debate, análise e divulgação de pesquisas e ações voltadas para auxiliar a permanência de estudantes no Ensino Superior até concluírem efetivamente os seus cursos de graduação, este evento também busca ampliar as contribuições dos alunos, por meio do painel “Ideias para a Assistência Estudantil” que abre espaço às proposições da comunidade estudantil e ocorrerá no próximo dia 27, quarta-feira, às 19h.

A pró-reitora Elaine Calderari aponta os objetivos principais do simpósio: "Estabelecer pesquisas e intervenções efetivas junto aos estudantes, especialmente mediante atividades de assistência social, esporte, nutrição, saúde mental e pedagógicas que contribuam para garantir o acesso, a permanência e a conclusão da graduação, na perspectiva da inclusão social, formação integral, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e qualidade de vida; contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos discentes, agindo diretamente para compreender e realizar atividades que propiciem diminuições das situações de reprovações, de jubilamento e de evasão por meio das diferentes áreas de atuação da assistência estudantil; e contribuir para o aprimoramento e formulação das políticas de assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia."

Programação e inscrições

Os dois primeiros encontros foram realizados nos dias 1º e 13 de outubro, e podem ser assistidos, via YouTube. Os temas foram, respectivamente, "Assistência Estudantil: Histórico e conjuntura no Brasil e na UFU" e "A Assistência Estudantil e as ações afirmativas". Estudantes, docentes, técnicos administrativos ou colaboradores da UFU que tiverem interesse em se inscrever para as próximas três atividades do simpósio devem preencher o formulário on-line acessível por meio do seguinte link: https://forms.gle/Te5DNxAYzCUCeHu28.

"O painel 3 trará um olhar sobre os avanços e conquistas nos 5 anos de existência da Proae; O painel 4 debaterá assistência estudantil e as ações afirmativas; Por fim, o painel 5 terá apresentação e discussão de ideias para a assistência, a partir dos estudantes", informa a pró-reitora. Confira, abaixo, mais detalhes destes três eventos:

Terça-feira (19/10), às 9h - "Avanços e conquistas: um olhar sobre os 5 anos da Proae na UFU"

• Convidados: Daniel Pereira Silva (Divru), Luis Fernando Vilarinho (Diesu), Michele Falco (Disau), Letícia Resende Davi (Divme), Carolina Poswar de Araújo Camenietzki (Diase) e Aluísio José Alves (Dipae)
  • Mediação: Elaine Saraiva Calderari (Proae)
  • Link: https://youtu.be/FV5-3iS8Wso

Quarta-feira (20/10), às 19h - "Análise sob a perspectiva estudantil na UFU"

• Convidados: representantes das entidades estudantis Max Ziller (DCE/UFU), Rayssa Lemes (UEE-MG), Carlos Monteiro (APG/UFU), Matheus Marques da Costa (Liga Esportiva/UFU) e Maykon Jr. (Coletivos /UFU)
  • Mediação: Anderson da Silva Rosa – pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Link: https://youtu.be/Ci4orXhOZN4

Quarta-feira (27/10), às 19h - "Painel de Ideias para a Assistência Estudantil"

• Apresentação de propostas pelos estudantes
  • Link: em breve