Novo boletim

Região Intermediária de Uberlândia registra elevação no número de exportações

Números divulgados pelo Cepes/UFU são referentes aos meses de maio a agosto de 2021

Publicado em 25/10/2021 às 14:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Uberlândia, Araguari e Ituiutaba, nesta ordem, foram os maiores exportadores, concentrando 90,49% dos valores totais no período. (Foto: Pixnio)

Os dados apresentados no Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia (RIU), realizado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), referente ao segundo quadrimestre de 2021, apresentaram elevação com relação ao dados colhidos ano passado. Entre maio e agosto de 2021, o valor da exportação na região foi de US$ 826,84 milhões (ou  R$ 4,29 bilhões) e 1,18 milhões de toneladas. O valor total foi 13,4% superior em relação ao obtido no segundo quadrimestre de 2020 e a toda série histórica, registrada desde 1997.

Dos 24  municípios que compõem a região, dez exportaram no segundo quadrimestre de 2021. Desses, Uberlândia, Araguari e Ituiutaba, nesta ordem, foram os maiores exportadores,  concentrando 90,49% dos valores totais no período. Do mesmo modo, Uberlândia, Ituiutaba e Capinópolis foram os principais responsáveis pelo aumento das exportações da região no segundo quadrimestre, pois apresentaram as maiores taxas de variação (em relação ao total), sendo de 4,54%, 3,23% e 3,06%, respectivamente.

O segundo quadrimestre de 2021 teve menor valor da taxa de câmbio (movimento de apreciação cambial) em relação ao mesmo período de 2020. O preço médio passou de R$ 5,40 para R$ 5,18 neste ano. Ainda assim, o elevado patamar desta taxa no período favoreceu os exportadores - acesse aqui o Boletim de Comércio Exterior.

Importações

Durante o segundo quadrimestre de 2021, as importações também atingiram valores superiores a toda a série. As compras externas, entre os meses de maio e agosto, somaram US$ 193,63 milhões, um valor 86,46% superior ao das importações do segundo quadrimestre de 2020.

Dos 24 municípios da região, nove importaram no segundo quadrimestre de 2021, sendo Uberlândia e Araguari os principais importadores, concentrando 81,07% das compras totais no período. Indianópolis foi outra cidade que registrou participação importante nestes dados: 17,33%.

Cepes

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes), criado em 1977, é um órgão vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU). O Cepes possui uma equipe de pesquisadores qualificada em nível de graduação, mestrado e doutorado. Os dados da linha de pesquisa Comércio Exterior referem-se aos disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), do Ministério da Economia (ME).

Palavras-chave: boletim Cepes/UFU Exportação