19/10/2021 - 16:49 - Atualizado em 21/10/2021 - 09:18
UFU realiza primeira cirurgia de substituição total de articulação temporomandibular pelo SUS em Uberlândia
Procedimento contou com participação de cirurgião de Goiânia e doação de prótese por empresa
Marco Cavalcanti

Cirurgia durou cerca de cinco horas. (Imagem: HO/UFU)

Na tarde desta terça-feira, 19/10, uma equipe do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia (HO/UFU) fez a primeira substituição total da articulação temporomandibular (ATM) realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Uberlândia.

A cirurgia, realizada no Hospital de Clínicas da UFU/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi necessária para o “tratamento de tumor em mandíbula (ameloblastoma) de grande extensão”. O ameloblastoma envolvia toda a hemimandíbula (metade da mandíbula) do lado direito da paciente, uma mulher de 27 anos de idade, residente no município de Presidente Olegário (MG).

A cirurgia durou cerca de cinco horas e foi realizada pela equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HO, com participação do cirurgião bucomaxilofacial Luis Gustavo Jaime Paiva, de Goiânia (GO). A prótese total de ATM, que foi customizada para o tratamento, foi doada pela empresa ArtFix.

“Esta prótese é confeccionada especificamente para cada paciente, o que gera altos custos para sua confecção, permitindo a correção do defeito gerado pela ressecção [retirada] do tumor, possibilitando assim a reabilitação da paciente”, destaca Larissa Gonçalves Cunha Rios, odontóloga integrante da equipe do HO.

A cirurgia ocorreu como planejado e a paciente deverá ficar em acompanhamento hospitalar por 48 horas. Por cerca de 40 a 60 dias, ela terá acompanhamento ambulatorial a cada semana.

O procedimento foi viabilizado a partir de uma parceria do HO/UFU, com o HC/UFU/Ebserh, com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e com a Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais.