Jubileu de Prata

Celebrando 25 anos, curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU promove a 'SemanAU'

Programação do evento vai desta segunda (29) até sexta-feira (03/12), com lives, palestras, exposições, rodas de debate e conversa com ex-alunos

Publicado em 29/11/2021 às 11:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove o evento "SemanAU", a partir desta segunda-feira (29) até o dia 3 de dezembro, como parte da primeira etapa de comemorações do seu aniversário de 25 anos. No evento, gratuito e remoto, serão realizadas diversas lives, palestras, rodas de debate e conversa com ex-alunos e exposições de trabalhos; todos com emissão de certificado. Essa programação pode ser acompanhada - sem necessidade de inscrição - por meio dos links disponíveis no site do SemanAU para acesso às salas de reunião na plataforma Webex e ao canal do evento no YouTube.

Neste ano, alunos e professores se juntaram para organizar a Semana de Arquitetura e Urbanismo e, com isso, aproveitar o legado histórico do curso para refletir sobre o compromisso pedagógico e sócio-cultural a partir do atual momento. Em vista disso, vão participar do evento vários convidados, como arquitetos, professores e pesquisadores de todo o Brasil, para discutirem nas diferentes temas nas mesas de debate que ocorrerão.

Arte: FAUeD/Divulgação

Estudante de Arquitetura e membro da Comissão de Organização da SamanAU, João Pedro Caixeta afirma que, ao promover a reunião de alunos, egressos e docentes, as suas expectativas para o evento vão além do conhecimento de diferentes perspectivas de atuação profissional, a partir do contato com ex-alunos do curso. "Esperamos ampliar o debate sobre vários temas essenciais para a reflexão sobre o ofício do arquiteto e os futuros rumos da profissão", relata.

No primeiro dia da SemanAU, a manhã começa com a recepção dos calouros do curso e as rodas de conversa com ex-alunos sobre "Arquitetura e Urbanismo e Instituições Públicas" e "Arte e Arquitetura" e, no período da noite, a abertura oficial do evento e a mesa de debate "Experiências de ensino em arquitetura e urbanismo". A terça-feira (30), segundo dia de evento, terá as discussões "Habitação/Arquitetura Social" e "Arquitetura e Urbanismo: Rupturas Epistemológicas", a continuação da conversa do dia anterior e, para finalizar, a palestra "Arquitetos Associados".

Já no dia seguinte de SemanAU, quarta-feira (1º), haverá as palestras "Reflexões para o Futuro da Arquitetura" e "Reflexões para o Futuro das Cidades", a conversa com ex-alunos sobre "Sala de aula e etc" e o lançamento do programa de extensão Flávia Ballerini. Em sequência, o quarto dia terá a conversa sobre "Arquitetura e Gênero", as palestras "Arquitetura Biofílica" e "Brasil Arquitetura" e o debate sobre "Escritórios de Arquitetura e etc".

Para fechar a semana, o quinto e último dia conta com as mesas de debate "Síntese vs Performance: como a computação influencia a tomada de decisão em projeto" e "Tecnologia da construção na arquitetura", a conversa com ex-alunos, com o mesmo tema do dia anterior, uma discussão sobre o "25º aniversário AU: Caos; Utopia; Mundo da Vida" e as "Cartografias afetivas".

História

Aprovada pelo Conselho Superior de Ensino no ano de 1995, com origens vinculadas ao antigo Departamento de Artes Plásticas, e implantada em 1996, a graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFU tem, desde então, se consolidado como um centro de ensino de qualidade reconhecida, com a premiação de diversos professores, estudantes e egressos em concursos nacionais e internacionais.

Desde a sua aprovação, o curso busca garantir a integração dos diversos campos de conhecimento que o compõem: arquitetura, urbanismo, artes, engenharias, ciências sociais, informática, filosofia, geografia, história, entre outros. Assim, a necessidade de superação de uma visão fragmentada, dicotômica da realidade e do conhecimento, da compartimentação dos saberes e da hierarquização das especialidades estão na sua gênese, bem como na sua essência.

O curso, atualmente, além de ser o único da área que é ofertado de forma gratuita na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, também desenvolve projetos de pesquisa, com parcerias interinstitucionais nacionais e internacionais e convênios para a mobilidade estudantil, os quais têm conseguido resultados que contribuem para o avanço do conhecimento e da melhoria da qualidade do ensino e da vida da população.

Em relação às ações extensionistas obrigatórias que são realizadas, elas representam ações e projetos que estendem os saberes produzidos no ensino e na pesquisa, o que têm contribuído para uma maior interlocução entre universidade e sociedade. As consequências notadas desse diálogo são o enfrentamento dos estudantes com as necessidades de atendimento à sociedade na produção dos espaços e a consequente solução de problemas sociais, ambientais, urbanos e tecnológicos.

Para os campi da UFU, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem colaborado com o desenvolvimento de projetos de extensão arquitetônicos, urbanos e paisagísticos. Esses se concretizam como ambientes para o aprendizado, pois permitem o acompanhamento de todo o processo que envolve a formação do arquiteto urbanista pelos estudantes, com coordenação dos docentes.

Palavras-chave: FAUeD UFU SemanAU arquitetura e urbanismo aniversário 25 anos