Letras

Pesquisa da UFU aborda o apoio da família no ensino de Libras para crianças surdas

Tema foi desenvolvido na dissertação do primeiro discente surdo do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Publicado em 18/11/2021 às 16:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Pedro Henrique de Macedo Silva defendeu sua dissertação dia 29 de outubro, de forma remota (Foto: Arquivo pessoal)

Em outubro deste ano, ocorreu a primeira defesa de dissertação por um discente surdo no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Agora mestre em Estudos Linguísticos, Pedro Henrique de Macedo Silva desenvolveu sua pesquisa abordando a família como fator de apoio à aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por crianças surdas.

“Embora exista um marco teórico robusto sobre a origem e evolução da Libras, bem como de seu ensino-aprendizagem pelos surdos, é preciso investigar mais de perto o incentivo e atuação dos familiares das pessoas surdas na aprendizagem desta língua e também da Língua Portuguesa”, afirma Silva.

O pesquisador comenta que o sucesso da aprendizagem se respalda no desenvolvimento do bilinguismo e, se não houver apoio familiar, as dificuldades no processo são exponencialmente aumentadas.

Silva é formado em Letras/Libras e mestre em Estudos Linguísticos (Foto: Arquivo pessoal)

A escolha do tema se deu por experiências pessoais de quando Silva era criança, pois, de acordo com ele, é uma “luta” para o indivíduo surdo estruturar o pensamento, desenvolver e demonstrar sentimentos, além de construir a identidade surda e se desenvolver como sujeito em todas as áreas do conhecimento humano.

Em sua dissertação, ele conclui que “quanto maior for o interesse da família em facilitar o processo de comunicação com os membros surdos e com o exterior, maiores serão as chances para promover a interação desses indivíduos com a sociedade e com a própria família e também maior o potencial em se desenvolver na educação e no trabalho”.

A pesquisa ainda reflete sobre ações que podem auxiliar no processo de aprendizagem da Libras pelos surdos. “Após o diagnóstico de surdez, a família pode se mobilizar no sentido de encontrar meios eficazes para promover condições ao desenvolvimento intelectual através do acesso a Libras, a aquisição da escrita e leitura, identidade cultural e, por fim, o desenvolvimento acadêmico e profissional”, explica.

Para Silva, ser o primeiro aluno surdo a defender a dissertação no programa foi muito emocionante. “A experiência no PPGEL foi incrível, é adaptado para acessibilidade, a equipe é excelente e as intérpretes são maravilhosas”.Ele acrescenta, porém, que não foi fácil, especialmente por causa da pandemia de covid-19, mas que é muito grato pelos ensinamentos de sua orientadora, a professora Eliamar Godoi, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU).

Palavras-chave: Mestrado linguística Surdo Libras pesquisa Letras