Transporte intercampi volta a ser oferecido a partir de 29/11

Com o início do semestre letivo 2021/1, estudantes e servidores poderão contar novamente com as linhas especiais de ônibus para circulação entre os campi da UFU

Publicado em 10/11/2021 às 09:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Foto: Milton Santos/Arquivo

A Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (Prefe/UFU), por meio do Ofício Circular nº15/2021, expedido nesta segunda-feira (08/11), oficializou a retomada do serviço de transporte intercampi a partir do próximo dia 29 de novembro. A medida leva em consideração a Resolução nº 17/2021, do Conselho Universitário (Consun/UFU), que estabelece o retorno das atividades acadêmicas da UFU nos formatos presencial, remoto e híbrido, a partir da referida data.

Ainda conforme o texto do ofício, a Prefe "monitorará o uso do transporte intercampi, analisando os dias e horários pelo período de uma semana. Após isso, sendo necessário, fará os devidos ajustes a fim de atender aos usuários."

O serviço

As linhas de ônibus que fazem a ligação, gratuitamente, entre os campi da UFU começaram a circular em outubro de 2013. O acompanhamento do Intercampi é realizado por uma comissão que conta com membros representantes da Prefeitura Universitária, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Além dos estudantes que têm aulas em campi diferentes, o transporte também atende técnicos administrativos que precisam executar trabalhos em mais de um campus ou que precisam se deslocar para a Prefe, Reitoria ou alguma outra Unidade Administrativa para realizar suas funções. Professores que ministram aulas em locais diferentes, alunos que queiram praticar alguma modalidade esportiva no Campus Educação Física, estudantes que precisam ter acesso a bibliotecas, atendimento psicológico e de assistência social, que fazem projeto de iniciação científica, de extensão ou estágio em um campus diferente de onde têm aulas também são beneficiados com o serviço.

O transporte intercampi é realizado de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Não há ônibus em circulação à noite e nem nos fins de semana. Para entrar nos ônibus, basta apresentar a Identidade Acadêmica aos seus motoristas. Os veículos possuem plataforma para pessoas com deficiência. Além de Uberlândia, este benefício também é oferecido à comunidade acadêmica da UFU nas cidades de Monte Carmelo e Ituiutaba. Informações sobre horários e rotas das linhas estão disponíveis na página da Proae.

O amparo regimental para este serviço foi dado pela Resolução nº 04/2013, do Conselho Diretor (Condir/UFU), pensada, inicialmente, apenas para os campi em Uberlândia. Nela encontramos que: "Art. 3º Poderão utilizar o serviço de transporte intercampi todos os membros da comunidade universitária e visitantes em caráter acadêmico/cultural. Parágrafo único. Para utilizar o serviço, deverá ser comprovado, pelo usuário, vínculo com a Universidade, mediante apresentação de Carteira Institucional ao motorista do veículo ou autorização específica da Prefeitura Universitária."

Com o passar dos anos e maior desenvolvimento da instituição, principalmente fora da sede, a UFU expandiu o benefício aos demais campi. Em Uberlândia e Monte Carmelo, o serviço é de circulação meramente interna em cada município, bastando o usuário apresentar a Identidade Acadêmica - conforme já informado. O detalhe é que o serviço ofertado no Pontal possui caráter intermunicipal, já que traz a comunidade universitária de lá para cá (Ituiutaba-Uberlândia-Ituiutaba) - tal qual detalhado em http://www.proae.ufu.br/intercampi?page=1). Para embarcar nesta linha, não basta apenas comparecer e apresentar a Identidade Acadêmica aos motoristas, mas proceder como orientado em http://www.prefe.ufu.br/servicos/prefeitura-universitaria/transporte-campus-pontal (ícone específico disponível na página da Prefe), solicitando necessidade de embarque com antecedência, para ser inserido numa lista de passageiros.

Palavras-chave: mobilidade Transporte Intercampi servidores estudantes