Ações do Cieps são relembradas no 'Dia Nacional da Economia Solidária'

Organismo da UFU acompanha trajetória de coletivos rurais e urbanos há quase 20 anos; conheça as 'Feirinhas Solidárias'

Publicado em 15/12/2021 às 17:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), comemora, neste 15 de dezembro, o "Dia Nacional da Economia Solidária", relembrando as feiras e demais ações realizadas na instituição de ensino.

A economia solidária possui, aproximadamente, 30 anos de construção de uma abordagem política que questiona a distribuição desigual de renda no modelo capitalista, assim como as condições de vida que ele proporciona aos brasileiros. Com isso, por meio da solidariedade, cooperação e autogestão, projetos são desenvolvidos para valorizar os trabalhadores e trabalhadoras, melhorar a geração de renda e gerar resultados justos para a população, como as "Feirinhas Solidárias" do Cieps.

As feirinhas ocorrem em dois campi da UFU e comercializam alimentos e produtos de higiene orgânicos e ecologicamente corretos, produzidos por camponeses formados em economia solidária. Além de constituir uma iniciativa que colabora para a preservação do meio ambiente, elas também permitem que as vendas sejam realizadas de maneira cooperativa pelos próprios agricultores, o que ajuda a driblar o agronegócio e o consumo de agrotóxicos.

Registro de uma edição da Feirinha Solidária realizada no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica. (Foto: Milton Santos/Arquivo

Segundo a diretora do Cieps, professora Cristiane Betanho, o projeto observa a realidade de diferentes grupos sociais. “Nos quase 20 anos de nossa existência na universidade, acompanhamos a trajetória de coletivos urbanos e rurais variados, que lutam para melhorar suas condições de vida e se relacionar com a sociedade a partir de outra lógica, que não a de mercado”, afirma.

Desde 14 de novembro de 2015, quando foi realizada a primeira edição da feira, o evento solidário ocorre de maneira ininterrupta no Campus Santa Mônica, além de realizar a entrega de cestas aos consumidores. Já em Monte Carmelo, o projeto teve que ser interrompido, por conta da pandemia, e a expectativa é de retomada a partir de 2022.

Atualmente, as ações do Cieps são organizadas por Betanho e por outros três professores/coordenadores: Peterson Elizandro, Flander Calixto e Ana Carolina Siquieroli - respectivamente, dos campi da UFU em Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo.

“Temos orgulho de fazer parte dessa luta [da economia solidária] e de exercitar com os coletivos o lema do Cieps, que é 'Solidariedade se realiza na prática'... na prática de todos nós, trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade, enquanto produtores e consumidores”, frisa a docente da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU).

A partir da venda de produtos orgânicos, do estímulo à agroecologia e do apoio aos pequenos empreendedores, as feiras vêm atingindo o seu público-alvo: a comunidade acadêmica da universidade, os moradores dos bairros vizinhos dos campi da UFU e pelos uberlandenses, em geral.

Neste "Dia Nacional da Economia Solidária", Betanho vislumbra perspectivas otimistas e celebra os trabalhadores: “Que nas próximas comemorações nos encontremos mais unidos e também mais densos. Viva a Economia Popular Solidária e a classe trabalhadora!”

Palavras-chave: Cieps Economia Solidária agricultura feirinhas orgânicos ecologia