Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

20/12/2021 - 09:49 - Atualizado em 20/12/2021 - 09:52
Cintesp.Br/UFU faz doação de calhas para iniciação esportiva na bocha paralímpica
Equipamento desenvolvido no Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos é para utilização na classe BC3
Por: 
Portal Comunica UFU
Por: 
Cristiane de Paula (Ascom/Cintesp.Br)

A doação aconteceu com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Hélder Silveira (segundo da direita para a esquerda) (foto: divulgação/Cintesp.Br)

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos fez a doação de calhas para iniciação esportiva na bocha paralímpica. A Entrega foi realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito de Uberlândia, durante a solenidade de parceria, realizada na terça-feira (15), entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Na cerimônia foi celebrado o convênio de parceria com duração de dez anos para a utilização das estruturas esportivas do Sesi Gravatás para treinamento paralímpico na cidade de Uberlândia, uma das melhores instalações do país e homologadas para receber competições internacionais.

A doação das calhas aconteceu com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, Hélder Silveira. Na cerimônia, o coordenador geral do Cintesp.Br, Cleudmar Araújo destacou a parceria com a Prefeitura de Uberlândia por meio da Futel e a importância do Cintesp.Br.

O Cintesp.Br é um Centro de Referência Nacional em tecnologia assistiva, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia e faz parte do Centro Nacional de Tecnologia para Pessoas com Deficiência e Doenças  Raras (CNT-MCTI) com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e foi criado para fortalecer o esporte paralímpico de alto rendimento, bem como na iniciação esportiva e o relevante papel para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e doenças raras, atendendo a setores não só do esporte, como também da saúde, educação, lazer e vida diária.

“Não faz sentido desenvolvermos inovações tecnológicas que vão facilitar e melhorar a qualidade de vida das pessoas para ficarem dentro dos laboratórios. A entrega dessa calha e de outras três é um grande passo nesse sentido”, disse o coordenador Cleudmar Araújo.Na área do esporte paralímpico, o Cintesp.Br/UFU vem desenvolvendo diversas inovações tecnológicas. Os protótipos entregues são frutos de um projeto de quase oito anos de estudo. A calha é voltada para a prática da bocha paralímpica-classe BC3. Nesta modalidade, o atleta arremessa a bola ao alvo com o auxílio de uma calha.

Com um projeto inovador, envolvendo ciência, esta calha tem como diferenciais uma curva otimizada fabricada por impressão 3D, sistema modular “tipo Lego” que reduz drasticamente seu volume e peso, facilitando seu transporte. Também tem como diferencial a melhoria da eficiência do desvio da bola, com uma seção transversal otimizada e, finalmente, possui custo acessível comparativamente às calhas importadas para o alto rendimento.

O Cintesp.Br/UFU em parceria com o Praia Clube ainda atua com ações de pesquisa e extensão na área do paradesporto. A doação veio para comemorar a assinatura do acordo que tem o objetivo de fomentar o esporte, com o apoio da Futel, da Fiemg e do Praia Clube. O CINTESP.Br/UFU é um elo para o desenvolvimento de tecnologias que auxiliaram os paratletas e treinadores para melhoria da performance, e que passa a contar de forma efetiva da estrutura do Sesi Gravatás para treinamento paraesportivo e validação de tecnologias.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e cultura da UFU, a cerimônia com a entrega de um equipamento inovador em tecnologia assistiva, desenvolvido por pesquisadores universitários, representou um marco na promoção da pesquisa em favor da sociedade, neste caso, para beneficiar atletas de alto rendimento no esporte paralímpico e na iniciação paradesportiva.

“O Cintesp.Br é a expressão do compromisso desta universidade com o bem-estar comum, com a qualidade de vida das pessoas, com a pesquisa comprometida com o desenvolvimento social e com a ciência e tecnologia em prol da vida”, disse o pró-reitor Hélder Silveira.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal