Graduação

Congrad aprova Calendários Acadêmicos Especiais para turmas de Medicina e Administração Pública - EaD

Reunião do Conselho de Graduação que deliberou sobre os novos calendários aconteceu na última sexta-feira (10/12)

Publicado em 13/12/2021 às 10:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Os membros do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU) participaram na sexta-feira passada (10/12), da 15ª reunião de 2021, a última do ano. A assembleia aconteceu de forma virtual e foi presidida pelo vice-reitor da UFU, professor Carlos Henrique Martins da Silva.

Na ocasião, foram discutidos e aprovados os calendários acadêmicos especiais para as turmas 91ª a 98ª do Curso de Graduação em Medicina, processo cujo relator foi o docente Hugo de Souza Rodrigues, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp/UFU). A aprovação, neste caso, se deu com 66 votos a favor e seis abstenções - confira AQUI o texto da resolução.

Oito turmas do curso de Medicina terão calendário acadêmico especial em 2022. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

Outro calendário especial que foi apreciado e votado foi o referente às turmas 3 e 4 do curso de Administração Pública – EaD. Com relatoria por conta da professora Núbia dos Santos Saad, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), este processo também obteve aprovação sem nenhum voto contrário. A elaboração desses calendários especiais se dá em função de readequações, em virtude da pandemia da covid-19. Os documentos destas resoluções podem ser acessados nos seguintes links: Turma 3 e Turma 4.

Outros temas importantes que estiveram na pauta dessa reunião do Conselho de Graduação, porém ainda não tiveram definição, foram: "Normas Gerais da Graduação" e a "operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), nos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPC, em articulação com os Planos de Extensão das Unidades (PEX)". Neste último item, houve uma discussão envolvendo a diferença da disciplinarização ou curricularização da extensão no Ensino Superior, além das cargas horárias e impacto no plano de trabalho. Os conselheiros decidiram deixar os cursos e docentes decidirem qual formato seria o ideal para sua unidade. “O curso vai definir o que ele entende como extensão”, ponderou o professor Igor Santos Peretta, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt).

A próxima assembleia do Congrad será realizada no dia 11 de fevereiro de 2022, conforme estipulado pelo calendário de reuniões do próximo ano, que também foi aprovado na última sexta-feira (10/12).

Palavras-chave: Congrad dezembro 2021 Calendários Especiais graduação UFU Medicina Administração Pública - EaD