Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

20/12/2021 - 08:45 - Atualizado em 20/12/2021 - 11:34
Conselho Universitário aprova doutorado no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Matemática
Consun também aprovou a renovação do credenciamento da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU)
Por: 
Marco Cavalcanti

A reunião foi realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

Na última reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU), realizada na sexta-feira, 17/12, os conselheiros aprovaram a minuta de resolução de criação do Curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais (PPGMM-MG). A relatora do processo foi a docente Líbia Diniz Santos, da Faculdade de Engenharia Química.

O programa, que também teve seu regimento aprovado pelos conselheiros, é coordenado, inicialmente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem a UFU como uma das instituições mineiras associadas.

Um dos objetivos do PPGMM-MG é incentivar a pesquisa, a colaboração e o intercâmbio entre os pesquisadores e os discentes envolvidos, visando potencializar a formação de recursos humanos de alto nível e aumentar a produtividade científica na área de Matemática em Minas Gerais e no país.

O diretor da Faculdade de  Matemática (Famat) da UFU, Vinícius Vieira Fávaro, afirmou, após a aprovação da minuta no Consun, que a faculdade tem “muita esperança” no programa. “Vai ser um benefício não só para a UFU, como para as outras universidades”, declarou.A implementação e aprovação do curso, no entanto, serão consolidadas após parecer conclusivo do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A UFU terá 12 meses (prorrogáveis por igual período) após a homologação do parecer favorável pelo Ministério da Educação para dar início ao funcionamento do curso.

O Consun também aprovou a renovação, por mais cinco anos, do ato de credenciamento da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) junto aos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como fundação de apoio à UFU.Durante a reunião do Consun, realizada de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, foi comunicada a substituição de Newton Pereira Júnior por Luciano Martins da Silva na Superintendência do Hospital de Clínicas (HC/UFU). Silva é Cardiologista e já foi diretor técnico do HC.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal