Campus Pontal

Docente da UFU é eleita para presidência do Conselho da Mulher em Ituiutaba

Em janeiro, Soraia Veloso Cintra assume o comando do órgão responsável por fiscalizar, propor e deliberar políticas públicas de combate à desigualdade de gênero

Publicado em 09/12/2021 às 16:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Professora Soraia Cintra (à esquerda) e a prefeita Leandra Guedes. (Fotos: Arquivo pessoal)

Professora do curso de Serviço Social no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Soraia Veloso Cintra foi eleita, no último dia 30/11, como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ituiutaba (Comdim). O período de exercício no cargo terá início em janeiro, se estendendo pelos próximos dois anos.

Conselhos Municipais são canais de participação direta da população na criação e na garantia de políticas públicas de um município. Os conselheiros são pessoas escolhidas pela população e que farão uma mediação voluntária entre os interesses públicos e as decisões políticas.

O Comdim foi reinstituído, no mês de novembro, pela prefeita Leandra Guedes (Avante). O órgão já havia existido anos atrás, mas interrompeu suas atividades. De acordo com Cintra, a existência desse conselho é fundamental, já que existe uma desigualdade de direitos das mulheres que ainda precisa ser trabalhada em Ituiutaba. Na opinião da docente da UFU, ainda é necessário garantir espaço de trabalho para as mulheres na cidade, e, para que elas trabalhem, é preciso criar disponibilidade nas creches. "Além disso, também é preciso investir na saúde e na assistência social para este grupo, sem esquecer, é claro, do combate à violência doméstica, que é urgente", ressalta, acrescentando que em Ituiutaba ainda não há um espaço para acolher as mulheres vítimas de violência, o que colabora para a manutenção de casos desse tipo no município.

A professora eleita presidenta se dedica, desde muito tempo, à garantia de direitos para as mulheres. Doutora em Serviço Social, ela se especializa por meio de cursos e pesquisas na situação da mulher na sociedade. Um exemplo disso é que Cintra é ganhadora do primeiro prêmio “Juntas Transformamos”, do Instituto Avon, de combate à violência contra a mulher. Além disso, também já acompanhava o Comdim durante sua existência anterior. Como resultado disso, ela foi indicada pelo grupo como candidata ao cargo, sendo eleita, sem nem mesmo precisar se inscrever.

De acordo com Cintra, o plano para o mandato, a partir do próximo ano, é “tirar as coisas do papel”. Ela explica que, no antigo conselho, houve muito estudo e muita movimentação por parte das mulheres na cidade de Ituiutaba, mas não existiu tempo para colocar as ideias em prática. No entanto, a presidente se mostra otimista para os próximos anos: “Todos sabemos que é difícil e que tem coisas que não dependem só das conselheiras, mas acredito que teremos uma grande chance de promover mudanças, a partir dessa nova lei”. A lei mencionada por Cintra se trata da Lei n. 4831, de 08 de outubro de 2021, que criou o Comdim.

Palavras-chave: Mulher professora UFU Ituiutaba Campus Pontal assistência social