07/12/2021 - 15:51 - Atualizado em 07/12/2021 - 16:11
Pró-reitora da UFU é eleita vice-coordenadora do Fonaprace
Elaine Calderari passa a integrar a equipe gestora do fórum responsável por assuntos estudantis e comunitários nas instituições de ensino superior públicas brasileiras
Portal Comunica
Com informações de Isabella Vasconcelos

Votação foi realizada na sede da Andifes, em Brasília. (Foto: Divulgação)

Indicada como representante da Regional Sudeste, a técnica administrativa Elaine Saraiva Calderari, atual pró-reitora da Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi eleita para o cargo de vice-coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). A presidência será ocupada pela professora Maria Rita de Assis César, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A eleição ocorreu no último dia 26 de novembro, na capital federal.

Em 2021, a titular da Proae/UFU já ocupava a coordenação regional do Fonaprace Sudeste, juntamente com o vice-coordenador, professor Gustavo Forde, da Universidade Federal de Espírito Santo (UFES). Eles coordenaram o último encontro, realizado em outubro de 2021, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A partir de agora, Elaine Calderari passa a integrar a coordenação nacional do Fonaprace, órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O fórum existe desde 1987 e congrega os responsáveis por assuntos estudantis e comunitários nas instituições de ensino superior públicas brasileiras. O trabalho do órgão consiste em formular políticas e diretrizes para ações comuns regionais e nacionais, assessorar a Andifes e apoiar estudos e pesquisas na área, realizando congressos e conferências. "A UFU está muito orgulhosa em conseguir contribuir com o Fonaprace e a Andifes", ressalta a pró-reitora.