FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

14/12/2021 - 11:28 - Atualizado em 14/12/2021 - 11:56
UFU convida mulheres com perda urinária a participarem de pesquisa que pode beneficiar a musculatura pélvica
Voluntárias podem ser selecionadas para participar de exercícios de fortalecimento muscular
Laura Justino

(Foto: Freepik)

Mulheres acima de 18 anos que apresentam queixa de perda urinária podem participar da pesquisa que busca verificar os efeitos dos exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico para melhorar a saúde.

O formulário, que deve ficar disponível por seis meses, foi criado pela pesquisadora Ingrid Vilela, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, ofertado na forma associativa entre os cursos de Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), sob a orientação da Vanessa Santos Pereira Baldon, professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi/UFU).

A pesquisa, intitulada “Efeitos do uso de aplicativo móvel no treinamento do assoalho pélvico feminino em mulheres com queixa de incontinência urinária de esforço: estudo clínico randomizado controlado”, busca medir os efeitos dos exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico em mulheres com perda urinária.

“O treinamento muscular do assoalho pélvico ajuda na conscientização e fortalecimento da musculatura pélvica e consequentemente ajuda nas queixas de perda urinária”, afirma Vilela.

As voluntárias vão ser selecionadas para receberem uma cartilha ou aplicativo de dispositivo móvel com o Android, de acordo com a necessidade notada nas respostas. Nenhuma participante será identificada.