Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

12/01/2022 - 10:54 - Atualizado em 12/01/2022 - 12:43
Curso de internacionalização é oferecido gratuitamente pela UFU, em parceria com a Unesp
Formar uma comunidade de aprendizagem que reflita sobre a internacionalização em casa para promover práticas inovadoras no processo de internacionalização da Educação Superior brasileira é o objetivo da iniciativa; inscrições abertas até 19/01
Por: 
Matheus Minuncio

Ao todo, estão previstas cinco temáticas de discussão no curso, conforme o material disponibilizado na plataforma Flipbook. (Arte: Divulgação)

O “Curso Internacionalização em casa como hub na Educação Superior”, que é promovido pela Assessoria de Relações Externas da Universidade Estadual Paulista (Arex/Unesp) e pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal de Uberlândia (DRII/UFU), está com inscrições abertas, via FORMULÁRIO ON-LINE, até a próxima quarta-feira (19/01). A iniciativa será realizada gratuitamente na modalidade de educação a distância, contemplando as discussões relacionadas aos temas de internacionalização da Educação Superior e da internacionalização em casa.

Os cursistas terão a oportunidade de realizar atividades práticas de análise e de ideação associadas à temática da internacionalização. O objetivo é que, ao longo das 30 horas de curso, distribuídas semanalmente de 20 de janeiro a 7 de abril, seja formada uma comunidade de aprendizagem que reflita sobre pressupostos teóricos e vislumbre possibilidades práticas da internacionalização em casa, como um hub (concentração de ideias e soluções para problemas) para práticas inovadoras no processo de internacionalização da Educação Superior brasileira.

Após o encontro de abertura no Google Meet, previsto para o dia 20 de janeiro - a confirmar se às 9h30, 12h30 ou 17h30 - e que pode ser acessado AQUI, serão cinco encontros síncronos de 1 hora de duração às quintas-feiras (03/02; 17/02; 03/03; 17/03 e 31/03). Além das reuniões, serão realizadas, de maneira majoritária, atividades assíncronas durante as semanas de curso, na plataforma Moodle.

A responsável por conduzir o curso é Valeska Virgínia Soares Souza, professora do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU). Recomenda-se acessar previamente o material disponibilizado dos conteúdos que serão abordados, sendo eles: “Explorando histórico e conceitos da internacionalização da Educação Superior”; “Conhecendo a concepção de internacionalização em casa: pressupostos na teoria e na prática”; “Refletindo sobre a relação entre internacionalização e questões linguísticas”; “Analisando propostas de internacionalização em casa: os casos da UNESP e da UFU”; e “Construindo possíveis caminhos para a internacionalização em casa”.

Para mais informações, é possível entrar em contato via e-mail: valeska.soares@gmail.com.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal