27/01/2022 - 12:25 - Atualizado em 31/01/2022 - 08:33
Reta final de inscrições para estudantes e professores/monitores voluntários do cursinho pré-Enem 'Tô Passada'
Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, projeto prepara pessoas da comunidade LGBTQIA+ de Uberlândia e região para o ingresso no Ensino Superior; interessados têm até 30/01 para se candidatar às vagas
Fabiano Goulart

A coordenação do "Curso Popular 'Tô Passada!' – Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio" informa que estão abertas, até o próximo domingo (30/01), as inscrições para os processos seletivos simplificados destinados a participação de estudantes e professores/monitores voluntários na turma de 2022.

O cursinho preparatório “Tô Passada” é uma atividade de extensão vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) e que tem como objetivo preparar pessoas da comunidade LGBTQIA+, de Uberlândia e região, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), método destinado ao ingresso no Ensino Superior. O projeto está em vigência desde 2020.

Vagas para alunos(as)

Do total de 40 vagas, 12 (30%) são destinadas exclusivamente a pessoas trans* (transexuais e travestis).

As demais vagas (28) são destinadas à ampla concorrência para pessoas da comunidade LGBTQIA+.

As inscrições vão até o dia 30 de janeiro de 2022, por intermédio do link https://forms.gle/GAqby1T4JUpGLRu97.

Após preencher o formulário, o(a) candidato(a) deve enviar para o e-mail topassadaps2022@gmail.com os documentos que estão descritos no item 2.2 do Edital. 01/2022.

O processo seletivo destinado à seleção dos estudantes é composto por duas etapas:

1. inscrição por meio do link e envio dos documentos (fase eliminatória);
  2. entrevista e análise do perfil socioeconômico dos candidatos e candidatas (fase eliminatória e classificatória).

As aulas do cursinho vão acontecer de segunda a sexta, das 19h às 22h30, e, eventualmente, aos sábados, nas dependências da UFU, ou de forma remota, em casos de força maior.

Chamada para professores e monitores voluntários

No Edital n° 02/2022, estão descritas as normas para a seleção simplificada de professores voluntários para as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Literatura, Redação, Gramática, Matemática, História, Biologia, Química, Física, Geografia, Filosofia e Sociologia. As atividades ocorrerão, inicialmente, de forma remota, e, posteriormente, na modalidade presencial.

Estudantes de graduação dos cursos de licenciatura podem se canditadar às vagas de professores/monitores. Os candidatos selecionados vão atuar como professores, de forma voluntária, sem vínculo empregatício e sem obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afins. A prestação de serviços terá como marco legal a Lei Federal nº 9.608/98.

Os interessados podem se inscrever, até o próximo domingo (30/01), por meio de preenchimento de formulário e envio de e-mail para o endereço topassadaprofmonps2022@gmail.com. É necessário informar a área de ensino pretendida no assunto e corpo do e-mail.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o perfil do “Tô Passada” no Instagram.