UFU recebe inscrições de alunos para provas de atletismo de 5k e 10k

Eventos fazem parte da 'Olimpíada Universitária UFU 2021' e os cadastramentos devem ser realizados, até 31 de janeiro, pelos dirigentes das Associações Atléticas Acadêmicas que representem os cursos dos discentes que querem participar da(s)...

Publicado em 13/01/2022 às 12:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Uso de máscara será obrigatório na ‘Corrida de Rua UFU 5K e 10K’, salvo para os atletas dentro da área de competição, que poderão dispensar o uso do item, se assim desejarem. (Arte: Diesu/Divulgação)

O Parque do Sabiá, um dos principais pontos turísticos uberlandenses, recebe nos dias 5 e 12 de fevereiro, a partir das 8h30, a “Corrida de Rua UFU 5K e 10K”. As competições são organizadas pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e fazem parte da “Olimpíada Universitária UFU 2021”, recebendo inscrições de estudantes de graduação ou pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) nas categorias feminina e masculina, por meio de uma Associação Atlética Acadêmica (AAA), que represente o curso em que cada competidor deve estar regularmente matriculado.

Cada AAA deverá credenciar, no máximo, 12 atletas, com o limite de três para cada modalidade. Os cadastramentos seguem até o dia 31 de janeiro, mediante o envio, via e-mail (diesu@proae.ufu.br), da ficha de inscrição e do cadastro de atletas - disponibilizados previamente pela Comissão Organizadora para os dirigentes de cada delegação. Além disso, todas as pessoas participantes deverão preencher um formulário de inscrição individual, que será disponibilizado no site da Diesu, para que a equipe tenha sua inscrição validada. Confira a programação completa do evento na imagem abaixo.

No Congresso Técnico, previsto para o dia 2 de fevereiro, acontecerá o sorteio para definição do horário de largada de cada equipe ou adoção de novo formato de largada para cada prova. (Arte: Diesu/Divulgação)

Para participar, também é preciso comprovar o ciclo vacinal de imunização contra a covid-19, com pelo menos 14 dias transcorridos da imunização completa. O evento não contará com a presença de público e a largada será escalonada por equipes, para evitar aglomeração de atletas. Eles terão, no máximo, 1 hora para terminar o percurso de 5 mil metros e 1 hora e 45 minutos para a corrida de 10 mil metros.

Conforme o regulamento da competição - que pode ser acessado AQUI -, para que as corridas aconteçam, o número de atletas inscritos por categoria em cada prova terá que ser de, no mínimo, 10, e máximo, 64. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma medalha individual e as três atléticas mais bem colocadas receberão troféus. Todas as informações, os resultados e classificações pertinentes ao evento deverão ser consultados nos “Boletins Técnicos Informativos”, a serem lançados após o término das reuniões técnicas e das provas em si.

Em decorrência da covid-19, em 2020 e 2021, não foram promovidas as corridas de rua da UFU; a última edição ocorreu em 2019. (Foto: Arquivo/Diesu)

Adilson de Souza, o coordenador da Diesu, ressalta que a “Corrida de Rua UFU 5K e 10K” iria acontecer em novembro de 2021, mas foi adiada por conta de uma recomendação do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU. Além disso, ele destacou que a corrida de rua “tradicional”, que também é aberta para docentes e técnicos administrativos da UFU, está prevista para o dia 25 de junho. “As atividades remotas têm mantido os estudantes longe das estruturas físicas da UFU e poder participar de um evento organizado pela UFU, representando a Atlética, que representa seu curso, contribui com o acolhimento que o presencial proporciona. Além disso, a corrida é uma atividade física em amplo crescimento e considerada um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental, melhorando a qualidade de vida de seus praticantes“, finaliza.

Palavras-chave: Corrida de Rua UFU 5K e 10K Corrida de Rua UFU Olimpíada Universitária UFU 2021 Atléticas UFU Diesu UFU