Pular para o conteúdo principal
Colação de Grau Unificada 2020/2

Veja alguns destaques da Cerimônia de Conclusão de Cursos 2020/2 da UFU

Em média, 112 mil pessoas assistiram à transmissão on-line do evento

Publicado em 17/01/2022 às 12:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Expectativas e realizações marcaram a noite desta quinta-feira (13/01), na Cerimônia de Colação de Grau Unificada dos discentes de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A solenidade reuniu cerca de 800 formandos de todos os campi da UFU em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, referentes ao período letivo 2020/2 da instituição.

Seguindo as diretrizes sanitárias de enfrentamento à covid-19, o evento que celebrou a conclusão de cursos foi realizado de forma remota e transmitido ao vivo pelo Canal da UFU na plataforma do YouTube. Amigos e familiares também puderam acompanhar a cerimônia on-line. Aproximadamente, 112 mil pessoas assistiram ao evento.

 

Discursos

Formado em Geologia, no Campus Monte Carmelo, Marco Aurélio Marques Pereira traduziu em palavras os sentimentos do convívio acadêmico. “[...] Faço registro quanto ao acolhimento ao estudante, dos subsídios sociais e econômicos, pois, sem eles, muitos de nós poderíamos não estar aqui hoje, finalizando o curso. Também, às inúmeras oportunidades de pesquisas, que propiciaram o amplo desenvolvimento de nós, discentes, bem como programas culturais e de extensão, às oportunidades de mobilidade estudantil nacional e internacional. Por último, mas não menos importante, o apoio à saúde física e mental do estudante. [...]”

Mensagem do orador da turma, Marco Aurélio Marques Pereira, formado no curso de Geologia, Campus Monte Carmelo. | Foto: Milton Santos

 

“É hora de celebrar, de prestar contas do investimento público em prol do desenvolvimento do ensino e da formação de profissionais, que, certamente, contribuirão com o desenvolvimento social, político e econômico do país. O diploma representa mais que um título para um formando; representa o final de uma etapa e o início de novos desafios”, declarou Pereira, ao encerrar este ciclo.

Fazendo jus àqueles que cuidaram e fizeram sempre de tudo pelo seus filhos, netos e bisnetos, os pais e familiares dos concluintes receberam uma homenagem sobre a importância de seu papel, mediante a conquista da finalização de curso.

“[...] Como explicar então que o nosso diploma não tem também o nome de vocês?! É impossível! Afinal de contas, vocês sempre estiveram lá. Alguns, na mesma casa, ouviam nossas histórias face a face; outros, entretanto, a distância era um pouco mais cruel e todo o desabafo era dito por telefone. Hoje, o sentimento de ‘valeu a pena’ faz tudo isso parecer pequeno. E, engana-se, que faculdade pública não tem custo; muito pelo contrário, houve suor, trabalho dobrado e muitas renúncias daqueles que fazem absolutamente tudo por nós. [...]”, discursou Letícia Bombig Alves, formada no curso de Engenharia de Alimentos, no Campus Patos de Minas.

Oradora da turma, Letícia Bombig Alves, graduada no curso de Engenharia de Alimentos, Campus Patos de Minas. | Foto: Milton Santos

A pró-reitora de Graduação, professora Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, comemorou com orgulho a formação das novas turmas, destacando o êxito da UFU em sempre somar com resultados positivos para a capacitação pessoal e profissional de seus estudantes.

“[...] É um momento de alegria, de celebração pelo sucesso de todos(as). É uma etapa vencida, e, em breve, será saudade em cada um de vocês. No nosso coração, o sentimento é de muito orgulho, de entregarmos ao nosso país, profissionais de excelência e com competência para dar a sua contribuição na solução dos problemas tão graves que temos enfrentados em todos os ambientes. O mundo tem urgência na solução destes problemas, tem urgência de pessoas com competência, criatividade e dedicação. Mais do que simplesmente profissionais, a UFU tem, ano após ano, contribuído para a formação de cidadãos conscientes da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor, de uma sociedade ética, justa, inclusiva e feliz."

Pró-reitora de Graduação (Prograd/UFU), Kárem Cristina de Sousa Ribeiro em momento de discurso. | Foto: Milton Santos

Ribeiro mencionou, ainda, a nova fase dos concluintes como profissionais; agora, graduados e aptos a exercerem plenamente suas jornadas. "Aqui, vocês construíram histórias de amizades, de colaboração, de amor, de namoro, de aprendizados e superação. Durante anos na universidade, tenho certeza que muita coisa boa foi vivida, e o que eu espero, de todo o meu coração, é que essa vivência seja parte permanente do que vocês estão levando para as vossas vidas. Porque quem foi UFU nunca deixa de ser UFU. Essa é e sempre será a casa de vocês, e nós que aqui ficamos continuaremos lutando para que vocês sempre encontrem essa casa cada dia melhor”, afirmou a titular da Prograd.

O vice-reitor - e reitor em exercício - Carlos Henrique Martins da Silva destacou a importância da universidade para com a sociedade, tanto quanto o seu papel como instituição federal. “A universidade tem como compromisso a transformação social, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e da coletividade. [...] Para atingir seus objetivos, a universidade requer autonomia na gestão e na execução das suas ações, no tempo em que é diferente no campo sócio-político, no campo do poder. Educar e inovar através da pesquisa requer idas e voltas, requer tentativas, experimentos. Ou seja, continuar, repensar, reavaliar o que é inerente ao próprio pensamento reflexivo e crítico, retomando o que foi produzido por gerações, refletimos e aplicamos ao momento atual". [...]

Vice-reitor - e reitor em exercício - Carlos Henrique Martins da Silva, durante seu discurso. | Foto: Milton Santos

[...] "Agimos e propomos alternativas! Nosso papel é propor soluções para o enfrentamento dos problemas atuais previstos, como os relativos à educação, à nossa população, à saúde, aos agravos ambientais, à pobreza, e às desigualdades, dentre eles, claro, destacar a grave crise sanitária de covid-19. Ela nos impede, infelizmente, de realizarmos presencialmente esta cerimônia e nos rouba o calor humano, nos rouba o abraço… Eu tenho que falar com máscara para me dirigir a vocês [...]", lamentou.

A mesa diretiva foi instalada no Campus Santa Mônica | Foto: Milton Santos

Silva enfatizou que a UFU reinventou-se ao propor novas formas de ensino e aprendizagem, como, por exemplo, ao oferecer seus laboratórios para pesquisas e realização de testes sorológicos, ao participar de ensaios clínicos e na assistência de pessoas no Hospital de Clínicas (HC/UFU). "Além dos inúmeros projetos de pesquisa e extensão direcionados ao combate à covid-19. Essas ações são uma resposta àqueles e àquelas que duvidam da ciência e da responsabilidade social das universidades brasileiras”, acentuou.   

A conferência de grau foi realizada com dois concluintes que estiveram, presencialmente, na solenidade, representando todos os outros discentes que ali não puderem comparecer, em razão do atual momento de pandemia: Anna Clara Cauhy, do curso de Design - Campus Santa Mônica, e Leonardo Reis Duarte, do curso de Fisioterapia - Campus Educação Física.

Anna Clara Cauhy, graduada no curso de Design - Campus Santa Mônica. | Foto: Milton Santos

 

Anna Clara Cauhy, do curso de Design - Campus Santa Mônica e Leonardo Reis Duarte, do curso de Fisioterapia - Campus Educação Física. Os dois estiveram presencialmente na cerimônia para representar os outros concluintes na conferência de grau. | Foto: Milton Santos

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: colação de grau unificada colação de grau Colação de grau ufu conclusão de curso graduados solenidade

A11y