Educação Básica

Eseba se prepara para volta às aulas presenciais

Atividades serão reiniciadas na próxima quarta-feira, 16 de fevereiro

Publicado em 09/02/2022 às 11:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Foto: Alexandre Costa

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) está se preparando para o retorno às aulas presenciais dos estudantes de dois turnos da instituição. As atividades começam na próxima quarta-feira (16/02). Como as matrículas ainda estão em fase de processamento, o número de estudantes esperados não está fechado, mas tende a ficar em torno de 780. No período da manhã, frequentam a unidade os alunos do 4º ao 9º anos. Já no turno da tarde ocorrem as aulas da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental. Quanto ao turno da noite, que atende o Proeja e conta com aproximadamente 60 estudantes, as atividades seguem em modo remoto. Isso pode ser modificado pelo Conselho Pedagógico e Administrativo da Eseba, que tem reunião sobre o tema agendada para o próximo dia 22 de fevereiro.

Nesta terça-feira (08/02), a direção da escola divulgou um comunicado - veja abaixo - alertando para os cuidados que serão adotados na volta às aulas. O documento que delibera o retorno obrigatório para os estudantes é de 14 de dezembro e aponta o protocolo de segurança disponibilizado no site da Eseba.

Entre as medidas de segurança, estão: o uso obrigatório de máscara, cobrindo o nariz e a boca, em todo o ambiente da unidade, seja aberto ou fechado; obrigatoriedade e apresentação de comprovante de vacinação para toda a comunidade escolar, em idade vacinal. O comunicado diz, ainda, que este comprovante (preferencialmente o cartão de vacina atualizado) deverá ser entregue no primeiro dia de aula, enviado junto ao estudante, e em envelope identificado e devidamente lacrado. A comunidade escolar deverá, também, manter distanciamento físico.

De acordo com o diretor da Eseba, Daniel Costa, “os estudantes que ainda são se imunizaram deverão entregar tal atualização, tão logo seja realizada a primeira etapa da imunização”. Costa reforçou que “o estudante não ficará sem assistir aulas ao não apresentar tal documentação; entretanto, tal medida é de extrema importância para resguardar não somente a saúde individual, mas a saúde coletiva no espaço ao qual o estudante está inserido”. O diretor informou, ainda, que caso o estudante não se vacine por decisão dos pais, a Eseba seguirá as diretrizes das autoridades sanitárias: “Infelizmente, sabemos que esta é uma realidade. Lidaremos com essa informação ao longo com tempo, conforme as diretrizes, seja da escola, das autoridades sanitárias e do Conselho Tutelar, se for o caso”, reforçou.

Daniel Costa é o atual diretor da Eseba. (Foto: Arquivo pessoal)

O documento aponta, ainda, que os alunos que apresentam condições de saúde vulneráveis, que ofereçam um maior risco para o desenvolvimento de formas graves da covid-19, estarão amparados pelo Regimento Interno da escola. “Os casos relacionados aos fatores de saúde serão analisados pela equipe pedagógica, a partir da autodeclaração e de um comprovante médico”, explicou Costa.

O comunicado sugere, por fim, que as famílias providenciem avaliação médica para a liberação para frequentar as atividades escolares presenciais. Nesse sentido, é importante os pais, responsáveis e cuidadores se mantenham devidamente informados e orientados para tomarem as decisões relativas aos retornos de atividades presenciais de crianças e adolescentes.

Encontro virtual

Nesta quinta-feira (10/02), às 17h, haverá um encontro virtual com transmissão pelocanal da Eseba no YouTube, para que sejam esclarecidas as dúvidas dos pais e responsáveis. Todas as  dúvidas poderão ser enviadas pelo chat, no momento da live. Quem já quiser fazê-lo pode optar pelo e-mail direcaoeseba@gmail.com.