Competição

Inscrições abertas para a edição e-sports dos Jogos Universitários Mineiros

Evento está agendado para 1º a 30 de março, com realização de forma remota; período de inscrições termina em 28/02

Publicado em 02/02/2022 às 12:15 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Foto: Divulgação / FUME

Estão abertas as inscrições para a edição 2022 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – E-Sports. Os estudantes-atletas interessados em participar do evento devem entrar em contato com as atléticas e setores de Esportes das próprias instituições, que serão os responsáveis em realizar a inscrição até o dia 28 de fevereiro.

O evento ocorrerá entre os dias 1º e 30 de março, de maneira remota e virtual. As modalidades disponíveis durante os JUMs – E-Sports 2022 são: FIFA, Free fire, CS:GO, Class Royale, League of Legends (LOL) e Poker.

Os JUMs 2022 – E-Sports receberão inscrições de estudantes-atletas com matrícula ativa em instituições de ensino sediadas no território do Estado de Minas Gerais e que sejam filiadas e estejam em situação regular junto à Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME).

Segundo o diretor do Departamento Técnico da FUME, Lucas Raposo, qualquer discente, de curso de graduação ou pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado), pode participar do evento, que terá uma faixa etária restrita entre 17 e 35 anos de idade.

Quem obter as melhores colocações em cada uma das modalidades ganha a indicação de participar da delegação de Minas Gerais durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – iniciativa promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e que é considerada como a maior competição esportiva universitária da América Latina.

Início do calendário 2022

Os JUMs – E-Sports marcam o início do calendário 2022, organizado pela FUME e aprovado durante assembleia geral realizada em janeiro.

Ainda neste ano, estão planejados para ocorrer os JUMs de modalidades individuais, coletivas e entre atléticas, além de uma competição voltada principalmente para as instituições da capital mineira e região metropolitana de Belo Horizonte.

No entanto, conforme explica o presidente da Federação, Wellington Ferreira, é possível que alterações ocorram no planejamento inicial de eventos, tendo em vista a pandemia de covid-19. "A saúde e a vida de estudantes-atletas, dirigentes e da sociedade em geral fazem parte da nossa principal preocupação. Estamos acompanhando a situação epidemiológica em diferentes municípios e possíveis mudanças podem ocorrer em futuros eventos presenciais", reforça Wellington.

Mais informações podem ser encontradas no site da Federação: www.comunicafume.com.

Palavras-chave: inscrições E-sports Jogos Universitários Mineiros JUMs