Banda O Sexteto lança seu primeiro álbum

Produção de 'Entre Amores, Versos e Canções' foi realizada com recursos do Piac Estudantil 2021

Publicado em 28/03/2022 às 11:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A banda Uberlandense “O Sexteto” lançou, no último domingo (27/03), seu primeiro álbum. Intitulado “Entre Amores, Versos e Canções”, o trabalho é composto por oito músicas inéditas e tem como principal mensagem nas composições as relações sociais, independente da forma como possam se estabelecer, sejam elas de familia, amizade ou românticas.

Capa do álbum 'Entre Amores, Versos e Canções'. (Imagem: Divulgação)

Vocalista da banda, Luiz Fernando fala sobre a abordagem sonora trabalhada por ela. “A dramaturgia musical retratada no álbum debate características comuns em um relacionamento abusivo, como altas expectativas e frustrações, dependência emocional, tentativas de controle e abuso psicológico, e demais formas de anulação do indivíduo em prol de uma 'convivência'”, descreve.

O projeto é fruto de uma ação do Programa Institucional de Apoio à Cultural (Piac), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), por meio do Edital nº 38/2021, que visa a apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais, em formato remoto, propostas por estudantes da UFU.

“Tivemos não só o apoio e o acompanhamento da Diretoria de Cultura (Dicult), como também da Proexc e da RTU. Contudo, ao longo do nosso processo de produção do álbum, encontramos outros parceiros, tanto artistas/produtores independentes, como outros setores da universidade que estão nos auxiliando na divulgação e na entrega deste trabalho à comunidade, dentro e fora da universidade”, explica Luiz, sobre a produção do projeto pioneiro na universidade.

A banda é composta por alunos dos cursos de Teatro e Música da UFU; em sua maioria, negros. A primeira reunião ocorreu em agosto de 2020 e, segundo o vocalista, teve o intuito de criar um projeto artístico que transformasse a realidade dos integrantes, tendo em vista a situação pandêmica.

“Vimos o Sexteto como um meio de aprofundar os nossos conhecimentos na produção e gestão artística, fazendo diversas experimentações musicais, convidando pessoas para fazerem parte desse processo de elaboração da banda e nos adaptando às diversas possibilidades de fomento, buscando leis de incentivo e editais para realizar pequenos projetos”, comenta o líder do grupo - e único acadêmico de Teatro.

Como referência e inspiração, estão bandas como Vanguart e Beirut, além de artistas como Cartola.

Membros do grupo O Sexteto. (Foto: Instagram @osexteto_)

Estreia

O álbum “Entre Amores, Versos e Canções” é o primeiro da banda, sendo composto por oito músicas que abordam como tema principal as relações, debatendo características comuns em relacionamentos abusivos, dependência emocional, abuso psicológico e tentativas de controle.

O feedback do público nesta primeira experiência autoral do grupo tem sido animador pois, como explica o vocalista, o projeto se torna um termômetro para que ele e os amigos entendam qual estilo se encaixa melhor nas composições, além da estética e a noção de público-alvo.

O processo de composição e a produção tiveram início com a direção em parceria do regente do coletivo que criou as letras e arranjos, e participação de todos os seis músicos, que eram livres para propor mudanças e adaptações que refletissem a identidade de cada um. "Este projeto foi muito importante para a nossa banda. não só pela estreia, mas também pelo fato desta iniciativa ter sido pioneira na instituição devido às demandas da proposta. Graças ao Piac Estudantil, fomos capazes de realizar tanto a captação, quanto a produção e pós-produção desses conteúdos, bem como lidar com todas as questões jurídicas e burocráticas em torno dos registros das músicas e do lançamento”, finaliza o cantor. O álbum “Entre Amores, Versos e Canções” está disponível em todas as plataformas digitais.

Fazem parte da banda: Luiz Fernando Silva (@defernandoluiz_; voz, violão, guitarra e ukulele/acadêmico de Teatro); Filipe Rodrigues (@filiper.c; trompete, flugelhorn e flauta/acadêmico de Música); Sávio Valadares (@savio_valadares01; piano/acadêmico de Música); Pedro Henrique (@pedroo_violino; violino/acadêmico de Música); Gabriel de Oliveira (@bibizerro; baixo/acadêmico de Música); e Mikael Marcos (@mikaxarpi; percussão/acadêmico de Música).

>>> Ficha técnica de “Entre Amores, Versos e Canções”:

• Produção geral e direção: Luiz Fernando Silva;
  • Assistente de produção: Sedison Cabral (acadêmico de Teatro);
  • Regente: Filipe Rodrigues;
  • Captação e mixagem: Tiago Port (acadêmico de Música);
  • Masterização: Rodrigo Nepomuceno (sem vínculo com a UFU).

Palavras-chave: lançamento piac ufu PROEXC o sexteto música cultura