Plataformas digitais

Diretoria de Cultura lança podcast sobre a Semana de Arte Moderna

Série tem seis episódios e é produzida em parceria com a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), trazendo reflexões críticas sobre o centenário desse evento, que deixou um importante legado histórico-cultural ao país

Publicado em 25/03/2022 às 11:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult), em parceria com a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), está lançando neste mês o podcast “22 por Vinte e Dois”.

A produção, que é uma das ações comemorativas pelo centenário da Semana de Arte Moderna, contará com seis episódios – com o primeiro já disponível, em duas partes, no Spotify – e aponta os aspectos daquele evento, realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922 e que marcou de forma única a cultura brasileira, nos deixando um legado histórico-cultural importante.

Primeiro episódio foi dividido em duas partes e já pode ser ouvido no Spotify. (Imagem: Reprodução/Spotify)

Assim, 100 anos depois, como olhamos para a Semana de 1922? Esta é a questão norteadora do podcast, visto que esse processo também foi marcado por apagamentos em diversos segmentos, sendo possível explorar muitas possibilidades de reavaliação e enfrentamentos críticos.

Os episódios serão lançados entre os meses de março a dezembro deste ano e também contarão com veiculação na Rádio Universitária, para além das plataformas de áudio digitais. Cada edição será conduzida por Maria Carolina Boaventura - que é cientista social, mestre em Artes, professora e pesquisadora de História da Arte - e contará com a presença de professores e pesquisadores do país. Cada qual contribuirá, a seu modo, com o debate da Semana Modernista. Os temas a serem abordados estão relacionados à: educação, história, sociologia, literatura, filosofia, antropologia, artes visuais e arquitetura.

Episódio 1

O que educadoras e educadores podem reavaliar na Semana de Arte Moderna de 1922? Como a educação brasileira hoje, em todas as suas formas, dialoga com os preceitos daquele evento?

É o que contam os convidados do primeiro episódio do “22 por Vinte e Dois”, intitulado “A Semana de Arte Moderna de 1922 e seus desafios para uma educação crítica e reflexiva”: os professores Paulo Faria (Colégio Nacional/Uberlândia) e Mauro Machado Vieira (UFU - Campus Pontal) e a professora Mara Rúbia Colli (Eseba/UFU).

>>> Cronograma completo dos próximos lançamentos

• Maio: episódio 2
  • Julho: episódio 3
  • Setembro: episódio 4