Campus Pontal

Gestores da UFU reúnem-se com empresários de Ituiutaba

Encontro apresentou balançou das atividades na unidade da instituição no município e também realizou a divulgação da Campanha e Selo de Apoio ao Estudante UFU

Publicado em 31/03/2022 às 15:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A convite da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII), o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior; a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; e o assessor do Campus Pontal, Vitor Miyazaki, participaram de uma reunião com empresários daquele município. O encontro teve como objetivo discutir assuntos sobre o campus e destacar a importância da parceria entre a universidade e o comércio ituiutabano. A atividade aconteceu no dia 30 de março, quarta-feira, e contou também com a divulgação da Campanha e Selo de Apoio ao Estudante UFU, promovida pela instituição.

Atividades do Campus Pontal tiveram início no ano de 2006. (Fotos: Milton Santos)

Steffen Junior agradeceu o convite e destacou a importância de encontros com a sociedade. O reitor explicou que, devido à crise financeira do país, os recursos para novas construções estão cada vez mais restritos. “Hoje, o orçamento na parte de investimento da universidade é muito enxuto; a gente não consegue fazer o que quer”, enfatizou.

Com 500 mil metros quadrados de área e aproximadamente 15 mil metros quadrados edificados, o Campus Pontal conta com uma construção em andamento: um bloco de 7.755 metros quadrados, composto por laboratórios de ensino, salas para docentes e auditório. As obras foram iniciadas em 2015 e já demandaram investimentos de R$ 18,4 milhões. Os cerca de 30% que faltam para a conclusão estão orçados em R$ 7,5 milhões. Durante a reunião, Steffen Junior solicitou ao vice-prefeito, Silvio Vilarinho, a terraplanagem do estacionamento do campus.

Inaugurado em 2012, a unidade da UFU em Ituiutaba possui três unidades acadêmicas, 11 cursos de graduação e dois programas de pós-graduação. Atualmente, o campus atende cerca de 2 mil alunos, sendo ofertadas anualmente 604 vagas de graduação e 51 de pós-graduação. Em relação a novos cursos, Vitor Miyazaki informou que estão em fase de trabalhos internos (discussões) as criações da graduação em Engenharia Agrícola e do mestrado profissional em Educação - este último, já em apreciação na unidade acadêmica. Já a pós-graduação em Gestão de Agronegócios foi encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para apreciação.

Reunião contou com a participação da sociedade ituiutaba

Outro ponto abordado foi a preocupação com a evasão dos alunos da universidade. Atualmente, mais de 60% do corpo discente da UFU apresenta algum tipo de vulnerabilidade econômica. Com a volta às aulas presencias programada para 2 de maio, a instituição, por meio da a Pró-Reitora de Assistência Estudantil (Proae), lançou a Campanha e Selo de Apoio ao Estudante UFU.

A ação consiste em cadastrar estabelecimentos comerciais, imobiliários, prestadores de serviços locais e de transportes que auxiliem a permanência dos estudantes da UFU nas modalidades de graduação, ensino técnico, pós-graduação e educação básica, contemplando todas as suas sedes – localizadas nos municípios mineiros de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. A parceria tem o “intuito de fortalecer e estreitar os laços com todos os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, para que, assim, o estudante possa permanecer na instituição”, conforme explica Elaine Calderari.

A ACII, por meio do presidente Mário Jacob Yunes Junior, parabenizou a iniciativa da universidade e confirmou a sua parceria nessa campanha. Para mais detalhes sobre a iniciativa, acesse o edital no site da Proae.

Palavras-chave: Campus Pontal selo Parceria ACII Proae UFU