Extensão

Núcleo de Ações em AVC do HC-UFU lança segunda chamada de edital para seleção de bolsista de extensão

Aluno aprovado estará envolvido na estruturação, manutenção e expansão das atividades de pesquisa e assistência em uma linha de cuidados voltada a pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral; inscrições vão de 7 a 11 de março

Publicado em 03/03/2022 às 17:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) divulga a abertura de inscrições para a segunda chamada do edital para bolsistas de extensão do Núcleo de Ações em AVC (NAAVC), do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Será disponibilizada uma vaga para estudantes da graduação em Engenharia Biomédica, a partir do 6º período, ou graduando em Ciência da Computação, a partir do 5º período. Também haverá a formação de cadastro de reserva, com os candidatos que eventualmente estejam nessa condição podendo ser convidados a serem voluntários junto ao programa.

Dentre os pré-requisitos gerais, o candidato precisa estar regularmente matriculado na UFU, possuir disponibilidade horária de 20 horas semanais ecompatibilidade horária de acordo com as demandas do projeto. As inscrições começam na próxima segunda-feira (07/03), e vão até sexta-feira, dia 11. Os interessados devem enviar os documentos para a caixa de e-mail jsm_shinosaki@ufu.br.

A duração da bolsa é de 12 meses e terá início após a assinatura do Termo de Compromisso. O valor mensal será de R$ 400,00. O aluno não pode ser beneficiário de bolsas remuneradas no âmbito da UFU ou de qualquer outra entidade pública ou privada, exceto auxílio moradia e/ou alimentação.

Sobre o trabalho

Desde 2014, o HC-UFU iniciou a estruturação da Linha de Cuidados em AVC. Hoje, o hospital é um centro de referência no atendimento ao acidente vascular cerebral (AVC) tipo II, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde (Portaria 800, de junho de 2015), isto é, conta com cinco leitos reservados para o atendimento de fase aguda. Ele é referência para 26 municípios na macrorregião do Triângulo Norte tanto para a fase aguda quanto para a reabilitação, já que recursos como órteses e aplicação de toxina botulínica são oferecidos pelo SUS apenas em Uberlândia.

O HC-UFU conta com neurologistas e neurocirurgiões disponíveis em tempo integral e uma Unidade de AVC compromissada com a assistência, o ensino e a pesquisa. Neste momento, a Linha de Cuidados necessita de auxílio multidisciplinar para a sua melhor estruturação e expansão.

Para obter mais detalhes dos requisitos, documentos e cronograma deste processo seletivo, acesse o seu edital.

Palavras-chave: edital seleção bolsa extensão NAAVC HC PROEXC UFU