Divulgação Científica

Premiação de egressa da UFU é um dos temas da Coluna de Ciência

Confira também: submissão de trabalhos na reunião anual da SBPC e discussões sobre mulher e gênero

Publicado em 14/03/2022 às 16:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Jornada

Está disponível no canal  da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Youtube os vídeos gravados durante a Jornada no Dia Internacional da Mulher, realizada no dia 8 de março. O objetivo é discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, dar maior visibilidade ao trabalho realizado por elas e incentivá-las a fazer parte da carreira acadêmica.

Contribuição

A SBPC promove doze seminários virtuais temáticos na série “Projeto para um novo Brasil“. O primeiro, realizado no dia 9/3, está disponível no canal da SBPC no YouTube. O objetivo é discutir temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do Brasil.

Os assuntos abordados são os seguintes: Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação Básica, Educação Superior, Pós-graduação, Saúde, Direitos Humanos, Segurança Pública, Mudanças Climáticas, Meio ambiente, Questão Indígena, Diversidade de Gênero e Raça e Cultura.

SBPC

Termina no dia 4 de abril o prazo para submissão de trabalho na Sessão de Pôsteres (virtual) da 74ª Reunião Anual da SBPC. O evento deste ano acontecerá de forma híbrida (na Universidade de Brasília e na internet) de 24 a 30 de julho.

Prêmio

Gabriela Venturini da Silva, egressa da graduação em Biologia da UFU (2004-2008), mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da USP, com doutorado sanduíche e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, foi uma das vencedoras da 2ª edição do programa “25 Mulheres na Ciência: América Latina 2022”, desenvolvido pela multinacional 3M.

O resultado foi divulgado em fevereiro deste ano. A pesquisadora identificou marcadores de doença isquêmica, tornando mais rápido o diagnóstico em casos de infarto.

A premiação reconhece 25 mulheres cientistas que por meio de seu trabalho nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática estão melhorando e impactando a vida das pessoas e de suas comunidades.

Síndrome de Down

No dia 21 de março de cada ano será celebrado o Dia Nacional da Síndrome de Down. Conforme a Lei 14.306, de 3/3/2022, que o instituiu, “os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down são incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade”.

21 de março também é o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. O dia e o mês foram escolhidos porque representam a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

TV

A TV Brasil exibe todo sábado, às 9h30, o programa Ciência é Tudo. A programação educativa traz informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na nossa vida diária.

Podcast

Em março, teve início mais uma temporada do 'Ciência ao Pé do Ouvido'. (Arte: Viviane Aiko)

Em março, o “Ciência ao Pé do Ouvido”, podcast de divulgação científica da UFU, inaugura uma nova temporada. E as questões de gênero são tema dos dois episódios de abertura em 2022.  No dia 8, a abordagem foi sobre “O que é gênero?”. A segunda parte, no dia 15, trata da “Ciência e igualdade de gênero”. Vale à pena conferir!

O “Ciência ao Pé do Ouvido”, produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da UFU, traz episódio novo toda terça-feira. Ouça gratuitamente no Anchor, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon ou em outros aplicativos de podcast.

Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Jornalismo Científico

Saiba quais foram as reportagens relacionadas às pesquisas desenvolvidas na universidade e publicadas no Portal Comunica UFU em fevereiro:

Leia Cientistas

A Leia Cientistas é uma seção do portal Comunica UFU destinada à divulgação científica onde os próprios pesquisadores divulgam suas pesquisas.

Docentes, estudantes ou técnicos administrativos da universidade podem enviar textos com linguagem simples para publicação no portal. O objetivo é aproximar os cientistas e a comunidade em geral. Saiba mais clicando aqui.

Confira os textos que foram publicados em fevereiro:

Imprensa

Confira, abaixo, algumas reportagens da imprensa publicadas em fevereiro e que tiveram a participação de pesquisadores da UFU:

DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

G1