Assistência

Publicado o 'Catálogo do VII Fórum de Assuntos Estudantis'

Documento compila dados, propostas e encaminhamentos feitos durante o evento, que ocorreu em junho de 2021

Publicado em 25/03/2022 às 18:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) divulga para toda a comunidade acadêmica o catálogo referente ao VII Fórum de Assuntos Estudantis (FAE), realizado em 8 de julho de 2021. O evento ocorreu de forma remota, devido à pandemia de covid-19. "No entanto, foi possivel identificar necessidades dos estudantes, além de garantir um espaço para troca de informações junto às equipes técnicas", comenta a pró-reitora Elaine Saraiva Calderari. Ainda de acordo com ela, como resultados do FAE, foi implementada a Comissão de Acompanhamento e Apoio Pedagógico, houve o fortalecimento do projeto Proteger-se e a abertura de editais para novos auxílios da Assistência Estudantil.

O FAE é um espaço consultivo organizado pela Proae e que foi criado em 2016. Desde então, ele é convocado semestralmente de forma ordinária - ou, sempre que necessário, de forma extraordinária. O fórum auxilia no planejamento das atividades nas áreas de atuação da Assistência Estudantil, assim como na avaliação e retorno das ações já realizadas. Desde 2017, a pró-reitoria vem estruturando o Fórum de Assuntos Estudantis, que tem como principal objetivo possibilitar ao corpo discente espaço permanente de debate, proposição, negociação e reivindicação de políticas de assistência estudantil.

A próxima edição do fórum está agendada para 26 de abril de 2022. "Pedimos aos nossos alunos que já reservem esta data. Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve, nos canais de comunicação oficiais da Proae - InstagramFacebookTelegram e site - e também pelo nosso atendimento via e-mail, na caixa proae@proae.ufu.br", informa Calderari.

Metodologia

Aplicada desde 2018, a Proae implementou uma metodologia para o recebimento de demandas dos discentes. Elaborada por meio de um processo participativo/colaborativo, ela formata em documento-memória o acompanhamento ou justificativas para o cumprimento das atividades e ações. Para isso, foi determinado que o envolvimento da categoria estudantil seria essencial para se garantir a definição de suas prioridades e dimensões, tal como a utilização de recursos financeiros de forma eficiente e justa.

"Assim, foram criadas ferramentas capazes de garantir o estímulo ao diálogo, onde os discentes pudessem apresentar suas propostas e se posicionar, além de ouvir o posicionamento do outro(a). Por meio desse exercício compartilhado, possibilita-se a significação dos acontecimentos e do papel da Assistência Estudantil e, também, da própria universidade pública em suas vidas pessoais e acadêmicas", ressalta a pró-reitora.

Para aplicação da ferramenta, foi necessária a consolidação de uma metodologia, cujo principal objetivo foi incluir os discentes no processo de tomada de decisão da Proae. "É importante destacar que todo o processo é também de formação continuada e cunho didático educativo, pois estamos falando de uma comunidade acadêmica com mais de 28 mil estudantes, distribuídos em diversos campi, dentro de quatro cidades de Minas Gerais (Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba)", pondera Calderari.

No Catálogo do VII FAE - veja abaixo -, é possível identificar as propostas, reivindicações, encaminhamentos e as conquistas da categoria estudantil, construídas de forma coletiva e implementada pelas equipes técnicas da Proae.