Graduação

Reta final de inscrições nos editais para preenchimento de vagas ociosas

Processos seletivos oferecem possibilidades de ingressos em cursos de graduação da UFU via transferência facultativa e também para portadores de diplomas; inscrições vão até esta quarta-feira (06/04), e provas ocorrem em 29 de maio

Publicado em 22/03/2022 às 12:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Com inscrições entre os dias 22 de março e 6 de abril, a Diretoria de Processos Seletivos da Universidade Federal de Uberlândia (Dirps/UFU) comunica a abertura de dois editais para preenchimento de vagas ociosas da instituição por meio de transferência facultativa e para portadores de diplomas. A taxa é de R$ 90,00.

As vagas ociosas da instituição são aquelas geradas por óbitos, desistências, transferências, desligamentos, abandonos ou jubilamentos, apuradas pela Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (Dirac).

Para participação na modalidade de transferência, que está ofertando 1.356 vagas, o candidato deve possuir vínculo com um curso de graduação autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em uma Instituição de Ensino Superior. O interessado deve ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro ano (ou dois primeiros semestres, ou três primeiros quadrimestres) do curso de origem, que tenham sido oferecidas durante o período em que tenha mantido vínculo com a instituição de origem. Também é exigido que se necessite cursar o mínimo de um ano e meio ou três semestres para integralização do curso pretendido, considerando-se a análise do seu histórico escolar, a legislação vigente e os procedimentos institucionais, em consonância com o Projeto Pedagógico do curso pretendido.

Já para participação no processo seletivo na modalidade de portadores de diploma de curso de graduação, com 619 vagas disponíveis, é exigida a conclusão de, pelo menos, um curso de graduação, sendo que o candidato pode concorrer apenas a uma vaga.

Nas duas modalidades, o processo se constituirá de duas etapas. A primeira delas acontece no dia 29/05, das 13 às 15 horas, e será composta por prova objetiva de 15 questões e redação - com a adoção de uma série de medidas preventivas para evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Já na segunda etapa será realizada a análise dos documentos, que precisarão ser inseridos pelos candidados no sistema da Dirps, entre os dias 18 e 20 de julho. As classificações finais dos candidatos dos dois editais serão divulgadas no endereço https://www.portalselecao.ufu.br, no dia 12 de agosto de 2022.

Para mais informações, consulte os editais e demais arquivos dos dois processos seletivos, clicando nas imagens abaixo.