Eseba

CD/DVD 'Diário de Ideias Cantaroladas' é lançado

Evento on-line também contou com a abertura do curso de formação de professores da Educação Infantil

Publicado em 05/04/2022 às 16:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04

Acreditar no poder de transformação da educação: assim nasceu o programa institucional Diário de Ideias. Idealizado pela professora Luciana Soares Muniz, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), o programa lançou, nesta segunda-feira (04/04), o CD/DVD “Diário de Ideias Cantaroladas”. A obra reúne 15 faixas, sendo nove músicas autorais do programa e quatro poesias cantaroladas. A proposta do CD/DVD é cantarolar as ideias das crianças e a própria essência da metodologia Diário de Ideias. O lançamento aconteceu de forma remota e contou também com a abertura do curso Diário de Ideias: formação de professores da Educação Infantil.

Obra é composta por 15 faixas. (Foto: Reprodução)

O CD apresenta músicas exclusivas inspiradas nos momentos do Diário de Ideias, que consiste em uma metodologia criada para promover a aprendizagem criativa e autoral, em especial na aprendizagem da leitura e da escrita. As músicas são cantadas pelo artista mineiro Luiz Salgado e pelos professores da Eseba Mariane Éllen da Silva e Johnatan Augusto; já as poesias cantaroladas foram escritas por outra docente da Eseba, Luciana Muniz – a coordenadora do Diário de Ideias -, e gravadas por ela com participação especial de Luiz Salgado.

O CD ficará disponível nas plataformas de música, como Spotify e Deezer. Já o DVD poderá ser acessado no canal do Diário de Ideias no YouTube, em uma playlist denominada "Diário de Ideias Cantaroladas". O material apresenta imagens e desenhos produzidos durante o projeto. A gravação do CD/DVD teve o apoio da Cooperativa Sicoob Aracoop, de Araguari, e aconteceu no Estúdio Mundo da Lua, localizado na cidade vizinha a Uberlândia.

Presente no evento on-line, Valder Steffen Junior destacou a importância do projeto para a universidade. “Eu fico muito impressionado com esse projeto institucional que nasceu numa tese, nasceu num trabalho acadêmico, mas ele não ficou apenas na prateleira ou no repositório da UnB [Universidade de Brasília], não ficou apenas num reconhecimento do esforço da professora Luciana. Ele se transformou num projeto institucional que irriga toda a nossa região”, pontuou o reitor da UFU.

A solenidade também contou com a presença da professora Albertina Mitjáns Martínez, da UnB. Orientadora de doutorado de Luciana Muniz, ela destacou o potencial criativo da idealizadora do projeto em tornar uma pesquisa acadêmica em uma real possibilidade de impactar o contexto da sala de aula.

Durante a cerimônia foi realizada uma homenagem in memoriam à professora Aidê Soares de Souza. O momento ressaltou a relevância dela no campo da educação de Minas Gerais e a inspiração que representou – e ainda representa – para tantos educadores, pela paixão à educação, em especial à Luciana Muniz.

Institucionalizado pela instituição, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o programa promove o curso de extensão Diário de Ideias: formação de professores da Educação Infantil. Trata-se de uma iniciativa cuja finalidade é promover a formação de professores com ênfase em ações pedagógicas inovadoras para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes e demais profissionais da Educação Básica.“A gente se vê diante de um projeto de extensão tão bonito que simula a criatividade, o protagonismo, o conhecimento científico pedagógico, a extensão; é uma ação tão forte, tão bonita e com tanta consistência", enfatizou o pró-reitor da Proexc, Hélder Eterno da Silveira.

Nesta terceira edição, 200 docentes das cidades mineiras de Araguari, Araxá, Ituiutaba, Iturama e Uberlândia participarão da formação, que acontecerá de abril a dezembro de 2022. “Eu me sinto realizada e honrada por sentir a potência que o Programa Institucional Diário de Ideias tem para contribuir com a transformação do contexto da Educação Básica de nosso país, com ações inovadoras e criativas que trazem a autoria, pertencimento e protagonismo para toda a comunidade escolar”, ressaltou Muniz.

O evento on-line contou a participação de quase 300 pessoas. Dentre os presentes, estudantes, familiares, professores e demais membros da comunidade escolar da Educação Básica, em especial da Eseba. A solenidade contou com a apresentação de um vídeo criado pela aluna Olívia, contando sobre a gênese do Diário de Ideias, a partir da vivência com a metodologia e por diálogos feitos com a professora Luciana Muniz. Representando os familiares e estudantes da Eseba, também foi exibido um vídeo inédito gravado pela aluna Nina e sua mãe, Cristiane, abordando a experiência da participação no projeto.

A equipe da Escola Municipal Josiany França, do município de Uberlândia, também foi homenageada, pela parceria e pelo envolvimento com as ações no programa, desde o ano de 2019. A escola foi a participante da primeira formação do Diário de Ideias, sob a coordenação das professoras Luciana Soares Muniz e Vaneide Corrêa Dornellas.

Premiação

No ano de 2018, “Diário de Ideias: categoria Anos Iniciais - Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos)”  foi premiado como o melhor projeto voltado para a alfabetização de crianças do Brasil, na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil - que recebeu 4.040 inscrições de docentes da rede pública de todo o país.

CD ficará disponível nas plataformas musicais. (Arte: Divulgação)

>>> Confira vídeo com a produção e uma canção do CD/DVD “Diário de Ideias Cantaroladas”

Palavras-chave: diário de ideias Cd DVD extensão Eseba UFU