Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

25/04/2022 - 08:18 - Atualizado em 25/04/2022 - 12:24
Curso de Formação de Divulgadores da Ciência está disponível no Canal da UFU no YouTube
As aulas promovidas pela Divisão de Divulgação Científica somam quase 5 mil visualizações e reúnem pesquisadores de várias partes do Brasil
Por: 
Gabriel Reis

A Rede de Divulgadores da Ciência da UFU é uma iniciativa da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFU). O objetivo da Rede é fortalecer as iniciativas de divulgação científica existentes na UFU, por meio do contato de integrantes da comunidade acadêmica que já atuam nesse sentido, buscando fazer parcerias e apresentar novos projetos. (Arte: Viviane Aiko)

 

O “I Curso de Formação de Divulgadores da Ciência”, realizado entre os dias 3 e 31 de março pela equipe da Divisão de Divulgação Científica, vinculada à Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), está disponível para ser assistido no Canal da UFU no YouTube.

Com o objetivo de criar um espaço de formação e debate sobre divulgação científica, os alunos foram orientados para produzirem conteúdos científicos de forma acessível e compreenderem quais os melhores caminhos para que as universidades possam popularizar a produção científica.

A realização foi uma parceria entre a Rede de Divulgadores da Ciência da UFU e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Sob a coordenação da técnica Cristina Cunha e colaboração das jornalistas Diélen Borges, Jussara Coelho e estagiários da Divisão de Divulgação Científica da UFU, as aulas trataram de temas como “O que é a divulgação científica?” e “A divulgação científica e a educação”, além de contar com os convidados especialistas no ramo.

 

Arte de divulgação do “I Curso de Formação de Divulgadores da Ciência” (Arte: Viviane Aiko)

 

Natalia Flores, gerente de conteúdo da Agência Bori; Erica Mariosa, doutoranda em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, com experiência na área de Comunicação e Divulgação Científica; Marina Andrade, coordenadora do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science; Hélder Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU; Bárbara Duque, jornalista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do setor de Divulgação Científica; e Vanessa Fagundes, coordenadora da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), estiveram entre os convidados do curso.

 

O projeto

De acordo com Cunha, a ideia para realização do curso surgiu no segundo semestre de 2021. Ao longo de reuniões entre os membros da Rede de Divulgadores da Ciência da UFU, foi possível perceber que muitos desejavam executar ações de divulgação científica mas não sabiam por onde começar.

Com a proposta de fornecer os conceitos iniciais da divulgação da ciência, a equipe da Divisão de Divulgação Científica iniciou a organização do curso que viria a ser realizado em 2022.

“A proposta inicial foi oferecer o curso para os membros da Rede da UFU, mas a aceitação do público foi tanta que tivemos que estender para a comunidade externa”, conta a coordenadora do curso.

Através de relatos dos membros da Rede de Divulgadores, foi estruturado o formato de facilitadores (palestrantes) e mediadores, utilizado para guiar o curso. De acordo com os organizadores,  os facilitadores convidados são nomes de destaque no cenário nacional e regional em divulgação científica, que trabalham mais especificamente com os temas que haviam sido levantados como necessários.

Para Borges, o sentimento que fica após a realização da primeira edição do evento é de satisfação, não somente pelo número expressivo de visualizações, mas também pela participação ativa dos alunos.

“Esperamos que a divulgação científica se fortaleça na Universidade, com mais projetos de popularização da ciência, seja por meio das mídias, da extensão, de eventos etc. E que os divulgadores das diferentes áreas possam cooperar entre si por meio da Rede de Divulgadores da Ciência da UFU”, conta a jornalista.

 

Ecossistema de divulgadores

Ao longo das cinco aulas oferecidas pelo curso, os convidados falam sobre a importância da formação de um ecossistema de divulgadores da ciência. Marina Andrade, uma das facilitadoras do projeto, explica que o ecossistema é formado por pessoas que desempenham diferentes papéis na divulgação científica. Uma teia de pessoas que extrapolam as funções de comunicadores e pesquisadores.

“Para abastecermos esse ecossistema precisamos divulgar a necessidade de diferentes profissionais se engajarem, e um curso como esse é fundamental”, explica Andrade.

A coordenadora do Pint of Science afirma que a importância de eventos como o realizado pela Rede de Divulgadores da Ciência da UFU é enorme, especialmente por ter sido realizado online, o que permite o encontro de pessoas que talvez não pudessem estar presentes presencialmente.

Após os feedbacks coletados, os organizadores do “I Curso de Formação de Divulgadores da Ciência” já planejam uma próxima edição com base nas sugestões feitas pelos alunos.

“O enfoque será dado de acordo com o retorno que recebemos dos participantes da primeira edição. Por exemplo, muitos pediram que os próximos cursos tenham exercícios práticos e momentos para os participantes compartilharem seus projetos entre si. Vamos procurar contemplar essas e outras sugestões”, finaliza Borges.

As cinco aulas permanecem disponíveis no Canal da UFU no Youtube. Assista!

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal