Cecampe/Sudeste UFU oferta quarta edição do curso 'Trilhas no PDDE'

Intuito da atividade, que será on-line, é divulgar conhecimentos aos gestores escolares e pessoas interessadas na temática, sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola e seus processos de adesão, execução e prestação de contas

Publicado em 20/05/2022 às 09:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

No mês em que o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) completa 27 anos, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - Região Sudeste - da Universidade Federal de Uberlândia (Cecampe/Sudeste - UFU) convida os gestores, professores e o público interessado na temática para participarem do 4º curso “Trilhas no PDDE”. As inscrições já estão abertas, desde o último dia 15, devendo ser realizadas via formulário on-line. O curso acontecerá no intervalo dos dias 01º/06 até 30/10 e será realizado à distância através da plataforma CEaD - Moodle - UFU. A atividade, que possui uma carga horária de 60 horas, contará também com a emissão de certificado de curso de extensão pela UFU. Não há taxas nem limite de vagas.

Foto: Divulgação/Cecampe

O Cecampe/Sudeste - UFU é responsável por desenvolver cursos e atividades formativas, presenciais e virtuais, envolvendo escolas estaduais e municipais de toda a Região Sudeste. Cada região do Brasil - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul - possui uma unidade do Cecampe e todas elas são coordenadas por uma universidade federal. No caso da região mais populosa do país, que compreende os estados do Espírito Santos, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a UFU é a universidade à frente do centro. Deste modo, são cerca de 40 mil escolas nesta área de abrangência, que abriga mais de 15 milhões de matrículas na Educação Básica.

Um dos objetivos desse curso é orientar e fazer com que os participantes compreendam sobre os recursos do PDDE e suas ações integradas. Além disso, também aprenderão como a escola recebe e destina recursos financeiros, garantindo melhores escores no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges). Jane Reis, coordenadora de Interação Dialógica do Cecampe/Sudeste - UFU, ressalta a importância que o curso tem: “Ele [Trilhas no PDDE] é um curso destinado a gestores escolares e demais profissionais que lidam com a parte financeira, orçamentária da escola, ou seja, todos que trabalham diretamente com o PDDE”.

Para obter mais informações sobre o curso, basta acessar o site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU (Proexc/UFU) ou encaminhar suas dúvidas pelo e-mail: cursocecampeufu@gmail.com.