Pular para o conteúdo principal
Maio

Coluna de Ciência reúne editais de apoio e notícias de divulgação científica

Veja também projetos de Ciências Sociais que são destaques em evento e publicações

Publicado em 26/05/2022 às 13:30 - Atualizado em 18/01/2024 às 11:26

 

Arte: Ludimila Marques

Impacto

Até 31 de agosto ficam abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Impactos Positivos, dirigido a empreendedores e agentes do ecossistema de impacto. Ações de impacto trazem soluções para os grandes desafios sociais e ambientais de forma financeiramente sustentável, por meio da oferta de produtos e serviços, sem depender de doações.

O prêmio é apoiado institucionalmente pela Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto). As inscrições podem ser feitas nas categorias negócios de impacto (empresas) e ecossistema de impacto (organizações, setor público, comunidades e outros stakeholders). Mais informações: impactospositivos.com

 

Divulgação Científica

O Instituto Serrapilheira abriu chamada pública para jornalistas, empresas, organizações e equipes jornalísticas que queiram investigar “o papel da ciência no Brasil de amanhã”. O objetivo é apoiar projetos em qualquer formato de publicação sobre as relações entre a ciência e temas de interesse público: política, economia, relações internacionais, saúde, cultura, políticas públicas, entre outros. 

Os apoios serão de até R$ 50 mil. As propostas podem ser enviadas de 24 de maio a 6 de junho. Mais informações estão disponíveis na página do Instituto Serrapilheira.

 

Tecnologia e Inovação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou, no dia 18/5, a segunda edição do Programa Centelha MG, durante evento de comemoração dos 36 anos da fundação. Os principais objetivos são capacitar novos empreendedores e colaborar para a criação de novas empresas. 

O investimento total será de R$1,6 milhão. A submissão das ideias inovadoras deve ser feita de 18 de maio a 27 de junho. Mais informações estão disponíveis em programacentelha.com.br/mg

 

Ciências Sociais

As professoras Mariana Magalhães Pinto Côrtes e Patrícia Vieira Trópia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFU, tiveram suas propostas de Seminários Temáticos aprovadas para a programação do 46º Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Ciências Sociais (Anpocs), o maior congresso científico das Ciências Sociais do Brasil. Os temas dos seminários são: "Sobre Periferias: novos conflitos no espaço público" e "Trabalho e ação coletiva em contextos de crise".

O 46º Encontro Nacional da Anpocs acontecerá de 12 a 19 de outubro de 2022 na Universidade Estadual de Campinas, em Campinas (SP), em formato híbrido. Mais informações estão disponíveis em www.encontro 2022.anpocs.com. 

 

Antropologia

O podcast Sensibilidades Antropológicas, coordenado pela professora Valéria Martins, do Instituto de Ciências Sociais da (Incis/UFU), é tema de um capítulo do livro “No Ar: Antropologia - histórias em podcast”, lançado neste mês pela ABA Publicações, o selo da Associação Brasileira de Antropologia, e a Editora Pontes. O ebook está disponível gratuitamente no site da ABA

 

Podcast

Ouça as edições mais recentes do Ciência ao Pé do Ouvido, o podcast de divulgação científica da UFU.

 

Jornalismo Científico 

Confira as últimas informações publicadas pela Divisão de Divulgação Científica na editoria de Ciência do portal Comunica UFU:

 

Leia Cientistas

Na seção Leia Cientistas do portal Comunica UFU pesquisadores (docentes, estudantes e técnicos administrativos) publicam textos sobre suas pesquisas. 

Os textos são de fácil entendimento e têm como um dos objetivos aproximar a comunidade dos cientistas da instituição. Abaixo, os textos publicados em abril:

 

Imprensa

Cientistas da UFU e suas pesquisas foram destaque de alguns veículos de imprensa no mês de abril. Confira:

 

UOL

 

FOLHA DE S.PAULO

 

VALOR ECONÔMICO

 

MONITOR MERCANTIL

 

DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

 

G1

 

PATOS JÁ

 

FOLHA DE PERNAMBUCO

 

Palavras-chave: Coluna de Ciência Divulgação Científica

A11y