Conselho da UFU aprova Plano de Extensão

Instituto de Geografia e Faculdade de Medicina foram as primeiras unidades acadêmicas a terem esta regulamentação instituída

Publicado em 30/05/2022 às 16:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Consex/UFU) aprovou o Plano de Extensão (PEX) do Instituto de Geografia (IG) e da Faculdade de Medicina (Famed). O documento apresenta informações sobre os programas, os projetos e as modalidades de extensão. A aprovação aconteceu durante a 3ª reunião do Consex em 2022, realizada de forma remota, no último dia 25 de maio.

“A extensão na universidade tem passado por um redimensionamento importante que implica em novos planejamentos, ajustamentos e reorganizações. O PEX faz parte desse redimensionamento, pois coloca as unidades a pensarem a extensão na UFU e a programar momentos dialógicos com a comunidade para que consigamos consolidar essa dimensão constitucional”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Hélder Eterno da Silveira.

A criação do PEX está prevista na Resolução nº 25/2019, do Conselho Universitário (Consun), a qual regulamenta a obrigatoriedade desse documento para todas as unidades acadêmicas. As faculdades ou institutos têm até o dia 30 de junho de 2022 para apresentação do PEX ao Consex. Após aprovação, o plano terá cinco anos de vigência.

'Esse documento é um marco na UFU, pois estabelece as prioridades da extensão, as principais linhas de incidência e as parcerias necessárias para a execução das ações', finaliza Silveira. (Foto: Alexandre Costa)

Palavras-chave: plano extensão consex UFU