Extensão

Diário de Ideias lança painel no Setor de Pediatria do Hospital de Clínicas da UFU

Iniciativa entrega mensagens de esperança das crianças da Eseba para os pacientes pediátricos do HC

Publicado em 06/05/2022 às 12:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Pró-reitor de Extensão e Cultura Hélder Silveira, à esquerda, Lêda Borges, responsável pela Humanização do HC, e professora Luciana Muniz, à direita do Painel Diário de Ideias. (Foto: Milton Santos)

Na última quinta-feira, 5 de maio, o programa institucional Diário de Ideias inaugurou o Painel Diário de Ideias no Setor de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O trabalho é fruto de uma ação de extensão do Diário de Ideias em Ações Solidárias, coordenado pelas professoras Luciana Muniz e Roberta Paula Gomes Silva, ambas docentes da Escola de Educação Básica (Eseba) da UFU. Para que a ação fosse colocada em prática, foi feita uma parceria com a Humanização do HC-UFU, responsável por criar um ambiente mais acolhedor e humano no ambiente hospitalar.

O Diário de Ideias é um programa institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) executado pela Eseba, que visa a trabalhar a criatividade das crianças da educação básica. Os alunos, orientados pelas professoras, criam um jornal bimestral, distribuído de forma impressa e digital. Além disso, o programa desenvolve ações de formação de professores, publicações no campo da educação, pesquisa, gravações de músicas, dentre outras ações. A Metodologia Diário de Ideias tem feito sucesso por onde passa, e já foi premiada com o 11º Prêmio de Professores do Brasil na Categoria Ciclo de Alfabetização.

O Painel Diário de Ideias conta com uma exposição de edições anteriores do jornal semestral, que os pacientes terão acesso nos corredores do hospital. Além disso, há a distribuição de versões impressas de um mini jornal Diário de Ideias, que contém brincadeiras, leituras educativas, e sugestões de atividades, que os pacientes podem levar para casa. Além dessas ações, a iniciativa conta com a distribuição de cartas escritas pelas crianças da Eseba para as crianças internadas no HC-UFU, com mensagens de esperança. As crianças internadas, caso queiram, também podem responder às correspondências. Também foi produzido um livro de formação para professores, profissionais da saúde pediátrica e pais, com a metodologia do Diário de Ideias, que estimula a criatividade.

A ideia

Luciana Muniz apresenta carta de criança da Eseba para paciente internada na Pediatria do HC. (Foto: Milton Santos)

A ideia de criar uma ação entre as crianças da Eseba e os pacientes da pediatria do HC-UFU foi, na verdade, uma iniciativa das próprias crianças que fazem parte do programa institucional Diário de Ideias. De acordo com Muniz, a aluna Isabela, de oito anos, sugeriu levar cartas escritas por ela e seus colegas para as outras crianças que estavam doentes. "Nós estamos na sala de aula trabalhando com o Selo Postal, em que as crianças criam selos postais, e elas se perguntaram ‘o que fazer com esse selo?’. Aí uma das crianças falou ‘por que a gente não escreve cartas para a equipe do hospital de clínicas de Uberlândia, e para as crianças que nesse momento estão passando dificuldade?", conta a professora.

Segundo Muniz, a coordenação do Diário de Ideias decidiu, então, criar uma ação real com essa ideia. “Para isso, a gente faz uma roda de conversa, discute, dialoga, e pensa em como tornar as ideias realidade. Em certo ponto, os alunos começaram a questionar: ‘Mas como essas cartas vão chegar nas crianças?’. Então, pensamos que não havia nada melhor do que pelo próprio jornal, que nós já tínhamos”, conta a coordenadora do programa. “As crianças da Eseba trouxeram as cartas com muita emoção, algumas até choraram ao ler, e as famílias foram super participativas”, acrescenta.

O Diário de Ideias, que existe desde 2020, trabalha agora com mais essa frente de educação e apoio na alfabetização de crianças, agora, apoiando na recuperação dos pacientes da pediatria. “Essa ação demonstra que as nossas ideias podem tornar real a essência do Diário de Ideias, que é experienciar, registrar e compartilhar”, reflete Muniz.

Resultados

De acordo com o médico pediatra Cássio Luciano Oliveira, que trabalha no HC-UFU, ações como a do Diário de Ideias podem ter um impacto real na saúde e na recuperação dos pacientes internados. As crianças, ao ter contato com ações de acolhimento, brincadeiras e carinho, sentem-se melhores, e a felicidade pode mudar até mesmo melhorar a sua situação clínica. “Esse tipo de apoio, de tentar levar para as crianças uma humanização, conhecimento, cultura e alegria, têm um impacto muito grande na melhora clínica delas mesmo. É uma coisa que só quem tá aqui pra ver o alcance, que não é teoria”, afirma o médico. Além disso, Oliveira assegura que a saúde mental dos pacientes é parte fundamental da recuperação. “A gente vê claramente que uma criança que tá bem mentalmente é impressionante como ela melhora mais rápido, e isso faz toda a diferença”, complementa.

Palavras-chave: humanização Hospital de Clínicas UFU diário de ideias Eseba PROEXC