Campus Santa Mônica

Faculdade de Educação volta a promover o Colóquio Nacional Michel Foucault

Chegando à sua sétima edição, evento retorna após um hiato de três anos e traz como tema 'A política neoliberal como guerra continuada'; inscrições vão até 31 de maio

Publicado em 16/05/2022 às 11:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sedia, presencialmente, o VII Colóquio Nacional Michel Foucault. O evento é uma realização da Faculdade de Educação (Faced) - por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Historiografia e Pensamento Educacional (Nephe) e do Grupo de Estudos Transversais Foucault - e visa a estudar as diversas frentes do vasto campo de trabalho do teórico e filósofo francês Michel Foucault. Voltando a ser realizado após um hiato de três anos, por conta da pandemia, o evento traz como tema “A política neoliberal como guerra continuada”, discutindo a afirmação do autor de que o poder é guerra e que, portanto, a continuação da política por outros meios também culmina no conflito.

O colóquio possui como público-alvo os pesquisadores, professores e alunos que se interessam pelos estudos de Foucault. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, que pode ser feita no site do evento. É possível apresentar trabalho oral e também participar apenas como ouvinte. Em ambos os casos, há taxa de inscrição, que varia entre R$ 80 e R$ 150, dependendo da categoria do inscrito. O prazo para realizar o procedimento termina em dia 31 de maio.

Interessados em apresentar trabalho acadêmico precisam enviar, no ato de inscrição, um resumo entre 1.000 e 2.000 palavras, dentro das temáticas propostas de Michel Foucault. Caso o resumo seja aprovado, submete-se um trabalho no formato de ensaio, estudo ou resultado de pesquisa entre 3.200 e 4.000 palavras, em formatação especificada na página de inscrições.

O evento é uma continuação de uma sequência de colóquios nacionais que se dedicam a discutir os diversos conceitos do conteúdo proposto por Foucault em sua produção. Já foram temas das edições anteriores: a transversalidade; o governo da infância; a política; os 40 anos do livro “Vigiar e punir: nascimento da prisão”; a arte neoliberal; e as produções de verdades no governo da vida. Desta vez, o tema explora o poder como um produto das relações de força que está presente na ótica neoliberal, e que se estabelece pela guerra.

A programação conta com mesas de abertura e encerramento, mesas-redondas, apresentações e comunicações orais, lançamento de livros e uma sessão especial. Apoiam o colóquio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU).

Para obter mais informações, basta entrar em contato com a organização do evento, pelo e-mail cnmf@faced.ufu.br. As novidades estão sendo postadas no perfil do colóquio no Instagram.

Palavras-chave: Michel Foucault FACED Prograd Propp Nephe PPGED Grupo de Estudos Transversais Foucault PROEXC