Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

02/05/2022 - 21:32 - Atualizado em 17/05/2022 - 08:13
Mais de 20 mil alunos voltam às aulas presenciais na UFU
No último dia 2 de maio, segunda-feira, os sete campi da universidade receberam os graduandos, marcando assim o início do semestre 2021-2
Por: 
Cíntia Sousa

Aulas presenciais estavam suspensas desde março de 2020. Apresentação do UDI Cello Ensemble durante a recepção no Campus Santa Mônica. (Foto: Marco Cavalcanti)

A segunda-feira, 2 de maio, foi marcada pela volta às aulas presenciais em todos os sete campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cerca de 20 mil alunos de graduação e 400 estudantes da Escola Técnica de Saúde (Estes) retornaram às atividades presenciais nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

“Para permitir este retorno às atividades presenciais, não apenas os conselhos superiores da universidade têm trabalhado nos últimos meses, mas também a nossa Comissão de Monitoramento da covid-19 na UFU e toda a gestão superior vem se preparando para a volta”, explicou o reitor da UFU, Valder Steffen Junior. Diversas atividades de recepção foram programadas ao longo desta semana em todos os campi da UFU, bem como o retorno do transporte Intercampi e o funcionamento dos Restaurantes Universitários (RU).

A graduanda em arquitetura e urbanismo Ester Alves é natural da cidade de Bocaiúva, Minas Gerais. A estudante ingressou na UFU durante o ensino remoto e frequenta o campus Santa Mônica pela primeira vez. “A gente que passou nessa época da pandemia ficou um ano esperando para começar. Poder estar aqui presente, conhecer o local, a cidade é uma realidade bem diferente, mas muito boa”, destacou.

A estudante de engenheira de alimentos Amanda Brandão está no último período do curso. Natural do estado de São Paulo, Amanda retornou a Patos de Minas para finalizar a graduação. “É uma readaptação, a gente conseguiu acostumar com as aulas on-line. Agora, a gente tem que voltar para a aula presencial, então é realmente uma readaptação”, enfatizou Amanda.

 

´A gente que passou nessa época da pandemia ficou um ano esperando para começar. Poder estar aqui presente, conhecer o local, a cidade é uma realidade bem diferente, mas muito boa`, disse a graduanda em arquitetura e urbanismo Ester Alves, natural de Bocaiúva, Minas Gerais. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Já o professor Emerson Gelamo do curso de física do Campus Pontal acredita que o retorno presencial promoverá uma maior interação com os discentes. “Para o professor é essencial o contato com o aluno, e nós não tivemos isto durante a pandemia, pois tudo foi feito de uma forma virtual. O fato de termos contato presencial com o aluno muda substancialmente a qualidade do nosso trabalho”, ressaltou o docente.

Em Monte Carmelo, neste retorno presencial, os alunos passaram a contar com o RU, inaugurado no dia 25 de abril. Para o técnico administrativo Ricardo Pinheiro, o retorno presencial é carregado de muitas expectativas. “Está sendo muito bom ver esta volta, com o RU funcionando com um fluxo grande de pessoas”, afirmou.

O uso da máscara e a apresentação do comprovante de vacina são necessários para o retorno presencial. “É muito importante o posicionamento da universidade com relação ao uso das máscaras, em ouvir de fato a ciência para esse retorno ser seguro para nós”, destacou o mestrando em Artes Cênicas Alexandre Roiz, que voltou ao Campus Santa Mônica depois de dois anos de atividades remotas.

 

Diversas atividades foram programadas para a Semana de Acolhimento. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Alunos retornam ao campus Pontal nesta segunda-feira, 2 de maio. (Foto: Márcio Gama)

Para saber mais sobre o retorno das aulas presenciais, confira algumas notícias:

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal