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27/05/2022 - 12:43 - Atualizado em 27/05/2022 - 18:01
O que oferecemos de segurança a você?
Conheça os serviços oferecidos pela UFU com o intuito de prevenir e combater a prática de violência em seus campi
Por: 
Monallysa Leite

Foto: Marco Cavalcanti

 

Diante das denúncias de casos recentes de assédios e importunação sexual a mulheres ocorridos em dois campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), fica evidente que é preciso atentar-se ainda mais à segurança da comunidade acadêmica, como um todo. A UFU dispõe de vários espaços e setores que são responsáveis justamente pela proteção e acolhimento de todos). Veja, a seguir, o que é cada um e de que forma eles atuam.

 

‘UFU Segura’

A Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial (Divig) é responsável pelos serviços de vigilância dos bens patrimoniais da universidade, executando serviços de portaria, recepção e fiscalização em todos os seus sete campi. O setor oferece, desde 2017, um sistema para envio de denúncias via WhatsApp, o “UFU Segura”. O aplicativo funciona nos campi de Monte Carmelo e Ituiutaba e nos quatro de Uberlândia, de segunda a domingo, das 7h às 23h. Caso você observe alguma situação de risco, pode entrar em contato por meio do chat no número (34) 99996-4597. Ele não recebe ligações, devendo ser usado somente para o envio de mensagens – de texto ou voz.

Os números para atendimento telefônico são os seguintes: (34) 3230-9509 (base Santa Mônica) e (34) 3225-8031 (base Umuarama). É importante ressaltar que este serviço abrange os quatro campi da universidade em Uberlândia, incluindo Educação Física e Glória.

Conforme explica o diretor Flávio Martins de Freitas, da Diretoria de Logística (Dirlo/Prefe/UFU), esse recurso é uma das alternativas que possibilita o aumento da segurança de estudantes, servidores e demais pessoas que frequentem as unidades da instituição na cidade sede.

 

CPMulheres

A Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres) foi oficializada em 2021, no "Agosto Lilás", durante as celebrações dos 15 anos da Lei Maria da Penha. A iniciativa de criação deste grupo teve como objetivo aprimorar cuidados com a prevenção e o combate a crimes que envolvam mulheres.

De acordo com a professora da Faculdade de Direito (Fadir/UFU) e presidente da comissão, Neiva Flávia de Oliveira, "para a UFU, a prioridade está focada na proteção e no acolhimento da vítima; inclusive, resguardando o sigilo que o caso pede em atenção a ela”. O e-mail para contato direto com a comissão é cpmulheresufu@gmail.com.

A docente da Fadir acrescenta que a CPMulheres tem como premissa maior transformar uma realidade desfavorável, desigual e, em alguns casos, violenta às mulheres, promovendo isso em especial nos ambientes universitários, mas também por meio de um diálogo profundo nas cidades nas quais se localizam os campi da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Ouvidoria

A Ouvidoria da UFU é o elo de comunicação entre a instituição e as comunidades externa e interna. Sua finalidade parte de empreender ações na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade universitária. Além disso, busca o aperfeiçoamento das atividades institucionais destinadas a atender aos segmentos da sociedade civil e aos diversos setores da universidade, com jurisdição em todos os setores acadêmicos e administrativos das unidades da UFU, nos termos de seu regimento.

Segundo o ouvidor geral, Thiago Callado Kobayashi, quanto mais canais, melhor será o atendimento. “É uma ferramenta a que todos têm alcance, de rápida comunicação e que, ao mesmo tempo, preserva o sigilo do manifestante; a conversa fica restrita entre ele e a Ouvidoria”, explica.

Este espaço recebe as seguintes manifestações: elogio; solicitação; sugestão; denúncia; reclamação e simplificação. Todas as questões são tratadas pelo órgão com sigilo e discrição e devem ser respondidas em até 30 dias, de forma que o manifestante tenha uma resposta institucional.

O contato com a Ouvidoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pode ser realizado via e-mail ouvidoria@reito.ufu.br, telefone fixo, pelo sistema Fala.br, além do WhatsApp.

O atendimento é feito pelo telefone (34) 3239-4074 e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h. A sede da Ouvidoria está instalada na sala 133 do Bloco 1A, do Campus Santa Mônica, onde são disponibilizados os atendimentos presenciais, telefônicos e eletrônicos.

Em relação ao Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh), os contatos são os seguintes: telefone (34) 3218-2635; e-mail ouv.hc-ufu@ebserh.gov.br.

 

Orientações e providências imediatas

Em relação à denúncia de importunação sexual que teria sido cometida por um homem na manhã da última quarta-feira (25/05), em um dos banheiros do Bloco 8C do Campus Umuarama, a Prefeitura Universitária (Prefe) informa que, no dia seguinte, realizou reunião de urgência com o servidor da TBI Segurança Eireli responsável pela gestão dos serviços contratados pela UFU junto a esta empresa. Neste encontro, decidiu-se que, em havendo necessidade, diante de fatos como o ocorrido, a Divig e a Polícia Militar deverão ser acionadas imediatamente.

Representando a UFU nesta reunião, estiveram presentes: João Jorge Ribeiro Damasceno (prefeito universitário); Flávio Martins de Freitas (diretor de Logística); e João Delfino Diniz (gerente da Divig). “Deixamos claro ao preposto da empresa o nosso imenso descontentamento com o comportamento do vigilante que foi acionado neste episódio do banheiro do Umuarama e exigimos ações mais rápidas e eficazes nas situações de emergência, como aquela. Ademais, nossos vigilantes terceirizados estão sendo constantemente orientados neste sentido de aprimoramento das condutas a serem adotadas nas situações de emergência. Outra providência imediata que estamos tomando é a confecção de banners e cartazes para divulgação do ‘UFU Segura’. É muito importante que a nossa comunidade acadêmica utilize este recurso para acionar a equipe da Divig sempre que for necessário”, ressalta Freitas.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

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