Aniversário

PET do curso de Engenharia Elétrica celebra 30 anos de atividades

Cerimônia comemorativa aconteceu na noite do último sábado (07/05)

Publicado em 09/05/2022 às 12:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Três décadas de atividades. Um trabalho que começou em 1992. Naquela época, era denominado "Programa Especial de Treinamento"; hoje, Programa de Educação Tutorial (PET). A cerimônia em comemoração aos 30 anos do PET da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) foi realizada na Sala de Conselhos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na noite do último sábado (07/05).

Juntamente com professores tutores que fizeram parte da trajetória do PET, participaram do evento alunos petianos e ex-petianos que hoje, como profissionais, estão espalhados por diversos países. Houve as presenças, também, de tutores que marcaram os 30 anos de história do PET, além da pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro, e do reitor da UFU, Valder Steffen Junior.

Foto: Milton Santos

O professor Edgard Lamounier, atual tutor do PET, assumiu os trabalhos em abril de 2020. Foi justamente no início da pandemia, período em que as atividades acadêmicas começaram a ocorrer de forma remota. “Foi um grande desafio e também um grande aprendizado, porque uma das coisas que a gente procura passar neste programa é a necessidade de se reinventar e se adaptar às novas situações e desafios. Se, por um lado, foi difícil, por outro, foi gratificante, com resultado bastante satisfatório”, comentou Lamounier.

Foto: Milton Santos

O estudante Daniel Braga Melo está há um ano no PET. Segundo ele, “pela própria natureza das atividades, o programa desenvolve muitas competências como gerir equipe, organização de eventos e falar em público; isso, no futuro, será muito importante, porque nos dará experiência mesmo antes de entrar no mercado”. Por sua vez, Lisandra da Cunha Queiroz, que possui seis meses a mais como petiana, ressaltou as atividades que conseguiu realizar mesmo em meio à pandemia: “Promovemos a Conferência de Estudos de Engenharia Elétrica (Ceel), a Jornada de Engenharia Elétrica (Jeel) e os minicursos de conversações em Francês e Inglês. Não paramos em momento algum, durante a pandemia. Além disso, temos as atividades de Iniciação Científica, com as pesquisas e redações de artigos, e as monitorias nos minicursos.”

Foto: Milton Santos

Já a pró-reitora de Graduação destacou o PET como “um espaço de excelência que enriquece a formação dos estudantes e proporciona uma formação global".  Kárem Ribeiro acrescentou que "um petiano nunca foge à luta”.

Ao discursar, Valder Steffen Junior lembrou que os programas de educação tutorial permitem o desenvolvimento dos alunos em várias áreas, como formação humanística, reflexo do trabalho de engenharia em economia e na promoção da qualidade de vida das pessoas. “Eu creio que o PET permite aos acadêmicos que dele fazem parte o desenvolvimento em diversas outras áreas que vão para além da vida profissional”, pontuou.  O reitor enfatizou, ainda, o trabalho realizado pelos estudantes das engenharias nos últimos dois anos, durante a pandemia: “Estiveram envolvidos com respiradores, desenvolvendo equipamentos de UTI, trabalhando com a eletrônica de monitores que povoam os nossos hospitais, de forma que nós temos que reconhecer aquilo que todas as engenharias fazem pela humanidade, com recorte especial nesta noite para a Engenharia Elétrica e para aqueles que passam pelo PET."

Foto: Milton Santos

As atividades do PET sempre são acompanhadas por um professor tutor. O programa oferece aos participantes a realização de atividades extracurriculares que contribuem para a formação acadêmica dos estudantes petianos. A Universidade Federal de Uberlândia conta atualmente com 40 grupos de Programa de Educação Tutorial, envolvendo cerca de 600 integrantes.

Palavras-chave: aniversário 30 anos Pet Engenharia Elétrica Feelt UFU