Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

06/05/2022 - 14:48 - Atualizado em 06/05/2022 - 17:42
Professoras da UFU lançam livro sobre feminismo, gênero e sexualidade
Lançamento remoto acontece 9 de maio, às 19h, pelo canal Chutando a Escada
Por: 
Cíntia Sousa

As professoras Débora Prado e Lara Selis, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a docente Carolina Pavese da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), lançam o livro “Manual da Internacionalista Recatada”. A atividade acontece de forma remota na segunda-feira, 9 de maio, às 19h, pelo canal Chutando a Escada no Youtube.

A obra reúne entrevistas que abordam questões sobre o feminismo, o gênero e a sexualidade no campo de estudo de relações internacionais com destaque para as experiências das mulheres e população LGBTQI+ - sigla para designar lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais- ao redor do globo. 

“O título da obra segue então as lições de Oswald de Andrade, para quem a ironia e a paródia são traços de estilo para deglutição antropofágica das heranças hegemônicas. Portanto, contra as ideologias patriarcais que nos querem comedidas, trazemos aqui vozes contestatórias, cuja enunciação recatada ganha um novo sentido, agora voltado para denúncia pública das opressões, violências e silenciamentos impostos sobre os corpos femininos ou feminilizados”, destaca as autoras.

O livro é fruto de reflexões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (GENERI-UFU) e do quadro “Elas Chutando a Escada” do podcast Chutando a Escada.  A obra conta também com o apoio do projeto “Promoção da Educação em Culturas Populares em parceria com a Universidade” desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFU, que é coordenado pela professora Jorgetânia da Silva Ferreira do Instituto de História (INHIS - UFU).

 

 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal