Teletrabalho

UFU aprova Programa de Gestão

Conselho Diretor deu parecer favorável à implementação do programa nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 11/05/2022 às 15:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia (Condir/UFU) aprovou a Resolução Condir nº16, de 09 de maio de 2022, a qual regulamenta o Programa de Gestão na universidade. A aprovação aconteceu na 4ª reunião do conselho, realizada no dia 6 de maio e transmitida pelo canal oficial da UFU no YouTube

Este programa é uma ferramenta de gestão que consiste em uma forma diferente de organização e monitoramento do trabalho. regulamentado pela Instrução Normativa nº 65 (IN 65), de 30 de julho de 2020, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia (ME). Ele abrange atividades em que os resultados possam ser efetivamente mensurados, com estabelecimento de metas e avaliação das entregas (resultados) dos participantes.

A implementação do Programa de Gestão nas unidades acadêmicas e administrativas da UFU é facultativa. As unidades que desejam aderir a ele deverão elaborar uma proposta indicando as atividades desempenhadas e os resultados esperados, para que, posteriormente, os servidores possam solicitar a participação, que também é voluntária.

Proposta de implantação foi apreciada e aprovada pelo Condir em reunião virtual no último dia 6 de maio. (Imagem: Reprodução/Cisco Webex Meettings)

A nova resolução aborda também a implementação do teletrabalho. “Aquelas atividades que possam ser realizadas de forma remota, com utilização de recursos tecnológicos, poderão ser executadas na modalidade de teletrabalho pelos participantes. A adoção desta modalidade não poderá ocorrer no caso de atividades que exigem a presença física do servidor em sua unidade de trabalho e também não poderá prejudicar o atendimento ao público”, destaca o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Márcio Magno Costa.

Uma comissão permanente será formada para acompanhar o processo de implantação do Programa de Gestão na UFU. Caberá a esta equipe elaborar um modelo de proposta; cada unidade enviará um pedido de adesão. As unidades terão também uma comissão local, que auxiliará no estudo e elaboração da proposta e da tabela de atividades.

Palavras-chave: gestão servidor Progep UFU