Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

16/05/2022 - 14:54 - Atualizado em 19/05/2022 - 10:50
UFU celebra noite de formatura
Universidade solenizou, na última quinta-feira, 12, a cerimônia de colação de curso, de forma remota, com mais de 800 formandos
Por: 
Ítana Santos

No canto esquerdo, o mestre de cerimônia, Tarcis Duarte. Da esquerda para a direita, na mesa diretiva, temos Murilo Vieira, representante da Propp; Claudio Gomes, representante da Proae; Kárem Ribeiro, pró-reitora da Prograd; Valder Steffen, reitor da UFU; Carlos Henrique Martins, vice-reitor da UFU; Hélder Eterno da Silveira, pró-reitor da Proexc; e Ilmério Reis, diretor de Ensino e presidente da CPCG. (Foto: Milton Santos)

A noite da última quinta-feira, 12, foi de festa na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A instituição celebrou a Cerimônia de Colação de Curso dos formandos do primeiro semestre letivo do ano de 2021. Foram mais de 800 estudantes que se formaram e entre eles graduandos tanto da modalidade presencial, - dos campi localizados em Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia -, quanto do Ensino à Distância (EaD), - dos polos de Araxá, Carneirinho, Coromandel, Igarapava, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Viradouro e Votuporanga. Por conta das diretrizes sanitárias da UFU para o enfrentamento à covid-19, o evento foi realizado de forma remota e transmitido pelo Canal da UFU no YouTube.

A cerimônia, que foi acompanhada de forma virtual pelos formandos, familiares e amigos, totalizando mais de 5.700 visualizações no YouTube, foi conduzida pelo mestre de cerimônias Tarcis Duarte. Na mesa diretiva, as autoridades da UFU presentes eram: o reitor, Valder Steffen Junior; o vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva; a pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro; o representante da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Cláudio Gomes Barbosa; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira; o representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Murilo Vieira da Silva; e também o diretor de Ensino, Ilmério Reis da SIlva, que preside a Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG).

Para representar todos os formandos Iohana Angélica Torres Cabral, graduada em Engenharia de Controle e Automação, e Matheus Freitas Santos, formado em Engenharia Mecatrônica, foram os estudantes convidados para a participação presencial da solenidade. Ambos se mostraram muito emocionados com o momento, gratos pelo convite e felizes com o fim desse ciclo. Iohana Cabral ainda ressaltou a importância das palavras do discurso do reitor Valder Steffen: “De fato, me emocionei com o discurso do Valder sobre a infraestrutura, sobre o processo remoto, sobre todas as dificuldades enfrentadas pelo ensino público.”

Matheus Cabral formou-se no curso de Engenharia Mecatrônica, no Campus Santa Mônica da UFU. (Foto: Milton Santos)

 

Discursos

Ariane dos Santos Duque, formanda do curso de Serviço Social, do Campus Pontal, em nome de todos os graduandos, discursou sobre o convívio acadêmico e finalizou sua fala com as seguintes palavras: “Foram muitas dificuldades durante o nosso percurso e somente nós sabemos o que foi para chegar até aqui. E chegamos! E temos que ter muito orgulho disso, ainda mais passando pelo ensino remoto, onde tudo foi mais difícil e vencemos mais essa barreira. O universo que a UFU propôs para nós é enorme e esse é apenas o caminho da nossa pequena construção. Temos que comemorar do jeito que podemos, merecemos e que conquistamos”, ressaltou a mais nova assistente social.

O reitor Valder Steffen Junior, que foi um dos oradores da noite e convidado da mesa diretiva, disse ter ficado muito emocionado com a cerimônia. Ele lembrou que, apesar da pandemia do novo coronavírus, a universidade conseguiu formar mais de 800 estudantes que estão agora à disposição da sociedade para oferecer o seu trabalho para o país. A UFU cumpre, assim, seu compromisso social. “Apesar da pandemia, das dificuldades, dos problemas, nós temos estudantes que se formaram hoje, mas, pelo menos há dois anos, não estavam em atividade presencial. Tudo foi feito remotamente e foi feito com qualidade e sucesso. Então, a universidade está muito feliz”, destacou o reitor.

A pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro, também estava presente na cerimônia e, ao final do evento, ressaltou a importância de celebrar esse momento que encerra o ciclo de formação na UFU. “É uma história linda desde que os nossos estudantes entram na nossa casa, que é a casa de toda a sociedade, até esse momento que nós os entregamos para o mercado. Então, [a Cerimônia de Colação de Curso] registra um fato de realização, principalmente nesse momento que ainda estamos na pandemia. Meu sentimento é de muita alegria, amor e missão cumprida. Profissionais estão sendo entregues para a sociedade e profissionais que, com certeza, foram muito bem capacitados”, afirmou a pró-reitora.

Pró-reitora de Graduação, profª. Kárem Ribeiro, ao centro com os formandos Iohana Cabral e Matheus Freitas. (Foto: Milton Santos)

 

Homenagens

Além dos discursos, a cerimônia também contou com algumas homenagens. Jhordanna Marilia Silva, do curso de Agronomia do Campus Monte Carmelo, abriu a sessão de homenagens com um discurso direcionado aos pais dos graduandos. “Chegar até aqui [nossa formatura] só foi possível porque em nossa história Deus nos presenteou com heróis, sendo eles vocês, nossos queridos pais. [...] Saibam que são vocês nossa maior força e vitória. Por isso, nos faltam palavras para dizer obrigado, pois sabemos o tanto que nos incentivaram e confiaram em nosso sucesso. Dedicamos essa conquista a vocês e seremos eternamente gratos por tudo que fizeram e fazem por nós”, dedicou a agrônoma.

Já a homenagem aos professores e técnicos foi feita por Letícia Lacerda, formanda em Engenharia de Alimentos do Campus Patos de Minas. Para além dessas falas, o curso de História também fez uma singela homenagem ao colega Arthur Lincon de Araújo, que seria uma dos formandos da noite, mas faleceu no ano passado. A homenagem contou com fotos e mensagens dos colegas e familiares.

 

Perspectivas

Essa cerimônia foi mais uma realizada de modo remoto pela UFU, que vem celebrando a solenidade assim desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020. O diretor de Ensino e presidente da Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG), Ilmério Reis, disse como é desafiador organizar esse evento, mas também como se sente feliz com o sucesso de mais uma cerimônia. “Nós fizemos muitas das atividades à distância devido ainda à permanência da pandemia, isso dificulta o trabalho. Não foi possível fazer aquilo que nós gostaríamos, que é a colação presencial. Mas, felizmente, com a participação de todos e uma equipe muito profissional, nós conseguimos executar, mais uma vez, de forma virtual, com sucesso”, pontuou o diretor.

A UFU ainda não tem certeza se a próxima cerimônia de colação de curso será novamente no modo remoto ou se já será possível retornar ao presencial, mas está se organizando para voltar a realizar o evento como era antes. “Nós estamos preparando um processo licitatório porque a universidade precisa de apoio logístico para fazer aquelas grandes formaturas presenciais. Se o processo licitatório estiver concluído, nós poderemos tentar fazer uma cerimônia presencial ao final do ano. Caso contrário, nós faremos mais uma formatura remota. Nossa expectativa é que, em breve, possamos fazer uma grande festa de formatura presencial”, declarou o reitor Valder Steffen.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal