Extensão

UFU desenvolve projeto de extensão em parceria com o Arquivo Público do Estado do Ceará

Centro de Documentação e Pesquisa em História é protagonista da ação, que tem como principal objetivo construir uma minuta de lei atualizando o regramento para as atividades arquivísticas no Ceará

Publicado em 13/05/2022 às 13:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia (Cdhis/UFU), em parceria com o Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec), desenvolve o projeto de extensão ‘Atualização da Legislação Arquivística do Estado do Ceará: Lei 13.087/2000’.

A ação tem como coordenador o arquivista da UFU Raphael Bahia. O projeto envolve profissionais de diversas instituições do país, tais como: Arquivo Nacional, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Fluminense (UFF), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, entre outras. O Cdhis é o protagonista nesse processo.

A lei que é objeto do projeto “dispõe sobre a reestruturação do Sistema Estadual de Documentação e Arquivo (Sedarq) e a criação da Comissão Estadual de Arquivos (Cearq) e dá outras providências". Após debatida e analisada, serão feitas propostas de adaptação para otimizar os processos relacionados à gestão de documentos no Estado do Ceará e também para assegurar a preservação do patrimônio arquivístico público.

O processo será finalizado com a criação de uma minuta com a proposta de atualização da lei e será entregue ao diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará para a sua devida tramitação. O projeto de extensão começou seus trabalhos em 4 de abril e tem conclusão prevista para 31 de agosto deste ano.

Palavras-chave: extensão Cdhis arquivos Parceria