Extensão

UFU é parceira de curso gratuito para desenvolvimento de habilidades sensoriais e consciência corporal por educadores de Araguari

Com inscrições abertas, o curso 'Yoga Move' oferece 12 vagas e será ministrado nas tardes de segunda-feira, de 16 de maio a 22 de agosto

Publicado em 10/05/2022 às 13:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A cidade de Araguari sediará um curso de extensão voltado para educadores. Promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pelo Espaço Shiva Yoga, a iniciativa será gratuita e irá ocorrer sempre às segundas-feiras, das 16 às 18 horas, no seguinte endereço: Rua Profª. Lourdes Naves, 31, Bairro Santo Antonio. A ministrante e idealizadora da proposta é Luciana Mourão Arslan, professora do Instituto de Artes (Iarte/UFU) e que em 2000 lançou um livro intitulado “Corpo (Sentido): corporeidade e estesia nos processos de ensino-aprendizagem”, o qual aborda como práticas corporais podem vivificar a vida cotidiana e melhorar as relações nos ambientes de ensino. "Ele aponta como a consciência corporal deveria ser essencial na formação de professores de todas as áreas", resume a autora.

De acordo com ela, este curso de extensão é voltado para trabalhadores da área da Educação - professores e estudantes de licenciatura - que desejem desenvolver melhor suas habilidades sensoriais e trabalhar a consciência corporal. A carga horária total será de 40 horas, entre os dias 16 de maio e 22 de agosto. Estão sendo abertas 12 vagas; caso elas não sejam totalmente preenchidas, poderão ser ocupadas pelos demais interessados.

Há duas formas para realizar a inscrição: via preenchimento de formulário on-line ou pelo telefone (34) 3241-6203 - falar com Ana Gabriele, das 13h30 às 18h.

Proposta

Durante a pandemia, a professora Luciana viveu em Araguari e decidiu praticar yoga no Espaço Shiva, onde se apaixonou pela didática e pela abordagem realizada pela educadora física Keila Cristina Pinto. Foi então, que resolveu convidá-la para coordenar e supervisionar este curso de extensão. Também fará parte da equipe do projeto, como colaboradora, Andreia Cristina Peixoto Ferreira, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG).

"Para quem deseja pensar-mover, o curso Yoga Move misturará práticas que mesclam princípios do yoga, dança contemporânea e laboratórios sensoriais. Pretende acordar o corpo para experiências vívidas e genuínas. O objetivo é que os cursistas possam reconhecer melhor as potencialidades de seu corpo integral, ou seja, conectado com as ações de pensamento. Além das práticas corporais, o curso também proporá ações de escrita e leitura, assim como terá um trabalho de conclusão para os interessados em receber os certificados, que serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU)", conclui a ministrante.

Palavras-chave: extensão curso yoga IARTE UFU Araguari