Oportunidade

Último dia de inscrições do novo edital de Assistência Estudantil para alunos em vulnerabilidade socioeconômica

Período para candidaturas no processo seletivo lançado pela Proae termina nesta sexta-feira (10/06); procedimento deve ser feito pelo Portal de Serviços da Graduação

Publicado em 31/05/2022 às 08:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Moradia estudantil é um dos itens contemplados pelo edital. (Foto: Milton Santos/Arquivo Portal Comunica)

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) publicou o Edital Proae nº 07 2022 para a concessão de novos auxílios da assistência estudantil, destinados a alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio deste novo edital, a Proae busca atender às demandas dos estudantes – ainda não contemplados pelos auxílios da política de assistência estudantil da UFU –, a ela apresentadas. São oferecidos apoios nas seguintes áreas: moradia, alimentação, transporte, creche, acessibilidade, inclusão digital, instrumental odontológico e mobilidade internacional.

Os auxílios constantes desta edição estão previstos na Política de Assistência Estudantil da UFU, no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e no Programa Institucional Emergencial de Inclusão Digital da UFU (Portaria Reito nº 663/2020) e sua concessão é condicionada à disponibilidade orçamentária/financeira do Ministério da Educação (MEC). Os valores variam desde o auxílio para acesso à internet móvel, de R$ 40,00 por mês, até R$ 1.800,00 mensais para mobilidade internacional.

Quem pode solicitar

Podem se candidatar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em primeira graduação presencial e/ou, excepcionalmente, na modalidade remota que não possuam nenhum tipo de auxílio de assistência estudantil, exceto nos casos mencionados no edital.

De acordo com o documento, a vulnerabilidade socioeconômica se caracteriza quando a renda familiar bruta mensal per capita é igual ou inferior a um salário mínimo vigente. Para concorrer às bolsas, os interessados também não podem possuir nenhum tipo de auxílio da assistência estudantil, conforme critérios de concessão estabelecidos nas resoluções vigentes.

Inscrições

As inscrições começaram no dia 30 de maio e vão até as 17h do dia 10 de junho de 2022. Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal de Serviços da Graduação (PSG) e enviar as informações e documentos solicitados, conforme disposto no item 4 do edital.

Acompanhamento

O acompanhamento das etapas do processo é possível pelos endereços eletrônicos www.proae.ufu.br e www.psg.ufu.br. Dúvidas sobre o processo de concessão dos auxílios da assistência estudantil podem ser encaminhadas para o e-mail diase@proae.ufu.br, com o título "CAMPUS - ASSUNTO - NOME DO ESTUDANTE" (exemplo: "Monte Carmelo ou Patos de Minas ou Uberlândia ou Ituiutaba – Dúvidas sobre o Edital PROAE nº 07/ 2022 - Nome do Estudante").

Contatos

• Pró-Reitoria de Assistência Estudantil: Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3P, Sala 106 - Campus Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
  • E-mail: proae@proae.ufu.br
  • Site: http://www.proae.ufu.br